Anuncio 2 ALEPE
Encontro do Passinho

O polêmico “Encontro do Passinho” na Praça Mestre Dominguinhos. De quem é a culpa?

Confira na matéria

24/09/2019 20h32Atualizado há 3 semanas
Por: Jonathas William J.W / Portal Garanhuns Notícias

No último domingo (22) uma ação conjunta da Polícia Militar e do Conselho Tutelar de Garanhuns na Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos deu o que falar nas redes sociais. A ação teve como objetivo averiguar a prática de atos ilícitos, como o uso de drogas e o consumo de bebida alcoólica entre menores de idade naquele espaço público. Os menores assim como os adultos presentes foram devidamente revistados e averiguados. (A revista nos menores foi acompanhada pelo Conselho Tutelar).

Já faz um bom tempo que jovens de vários bairros de Garanhuns principalmente das áreas periféricas da cidade se reúnem nos finais de semana naquele espaço público, no início era um pequeno grupo de jovens que se juntavam na charmosa Praça Dom Moura, em frente ao Centro Cultural. Com o passar do tempo esses encontros casuais de jovens foi aumentando e o local foi se tornando um ponto de encontro de jovens na sua maioria da periferia da cidade.

A Praça Dom Moura ficou pequena diante da demanda de tantos jovens sem opção de lazer nos finais de semana, e eles passaram a se reunir e ocupar também as escadarias do Centro Cultural e as escadarias da Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos -, um verdadeiro mar de jovens ociosos, sem nenhuma ocupação didática. São tantos jovens que o acesso de quem vem do centro da cidade sentido bairro São José passando pela Esplanada Mestre Dominguinhos ou ao contrário, fica dificultoso.

Essa espécie de role interiorano tem causando alguns transtornos, e o ápice desses transtornos ocorreu no feriado do dia 7 de setembro, com os dois Parques públicos da cidade fechados (Euclides Dourado e Ruben van der Linder – “Pau Pombo”), primeiro a Prefeitura de Garanhuns informou que o Pau Pombo não abriria no dia 7 de setembro, sem nenhuma justificativa, algo estranho, já que existe uma tradição na cidade que logo após o término do desfile cívico muitas pessoas vão para o Pau Pombo. Na antevéspera do feriado cívico a prefeitura também informou que não abriria o Parque Euclides Dourado, nem mesmo para quem costuma fazer caminhada. 

Com os dois Parques da cidade fechados não houve outra alternativa, e um mar de jovens sem nenhuma opção de lazer tomou a Esplanada Mestre Dominguinhos para promover “Encontro do Passinho”, foi uma verdadeira balbúrdia em praça pública. Nesse “Encontro do Passinho” meninas adolescentes vestidas de “minishortes” e se expondo em danças sensuais em via pública era o mais comum, houve também relatos de  jovens e adolescentes fazendo consumo de bebidas alcoólicas, cigarros e outras drogas, brigas também foram relatadas.

A falta de providências concretas por parte das autoridades competentes levou populares a se queixar nas redes sociais e nas rádios da cidade. Além da falta de ordem pública o consumo de bebida alcoólica e de drogas durante esses encontros dominicais, conhecidos como “Encontro do Passinho” tem preocupado a sociedade.

A praça é pública! E o direito de ir e vir são garantidos pela constituição federal. A Polícia Militar e o Conselho Tutelar atuaram dentro do que a lei lhes permitem, averiguaram a denúncia, mas não podem impedir os jovens de se reunirem outras vezes na praça.

Diante desse cenário de ausência de políticas públicas eficazes não desenvolvidas pela prefeitura de Garanhuns para ocupar de forma didática os jovens das periferias - promovendo atividades esportivas e recreativas nos bairros da cidade, esses jovens não encontram alternativa, senão, promover esses “encontros alternativos”.

Na estrutura do atual Governo Municipal existe uma Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, que tem como objetivo cuidar da faixa etária que vai de 15 a 29 anos, e em parceria com os demais órgãos da administração pública municipal deveria desenvolver políticas públicas voltadas para os jovens dessa faixa etária.

Porém não é conhecida nenhuma política pública especifica e eficaz voltada para os jovens na faixa etária dos que se reúnem nos finais de semana no “Encontro do Passinho”, e nem programas de prevenção ao uso de drogas e bebidas alcoólicas desenvolvidas pela Secretaria de Juventude. As atividades conhecidas da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer de Garanhuns é cuidar do Parque Euclides Dourado, que dispõe de alguns aparelhos para a prática esportiva, além de aulas de danças, mas todas essas atividades têm como alvo o público geral, de todas as faixas etárias. De concreto não existe nada voltado para os jovens das periferias de Garanhuns.

Nas redes sociais as opiniões se dividiram, para uns a culpa é dos pais que permitem que os filhos saiam de casa para ir ao “Encontro do Passinho”, para outros a culpa é do poder público que não oferece opções de lazer e entretenimento para os jovens, e outros culpam a baixa cultura difundida no Brasil nos últimos anos como a causa responsável.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Anuncio ao lado de mais lidas
Banner sessão 1 Tyoflan (esportes)
Municípios
GastroMED
Últimas notícias
Crianças
Mais lidas
Anúncio