Sábado, 20 de Junho de 2026
16°C 23°C
Garanhuns, PE
Publicidade

Curso de “Acessibilidade comunicacional nas artes" chega a Garanhuns

Depois de passar por Recife e Petrolina, a última edição do curso começa no dia 18/11

Jonathas William J.W / Coluna Tabuleiro Político
Por: Jonathas William J.W / Coluna Tabuleiro Político
01/11/2019 às 21h28
Curso de “Acessibilidade comunicacional nas artes

A VouVer Acessibilidade, através do FUNCULTURA, realiza o curso de “Acessibilidade comunicacional nas artes”, que aprofunda o estudo das práticas inclusivas no universo artístico. Os encontros, que somam 60 horas, acontecerão no Centro de Produção Cultural (CPC) do Sesc Garanhuns, a partir do dia 18/11, durante duas semanas. As inscrições podem ser feitas até o dia 10/11 através do link https://tinyurl.com/yxj8m776 e será cobrada uma taxa única de matrícula no valor de R$50.

O curso vai discutir conceitos e práticas inclusivas envolvendo pessoas com deficiência no universo das artes em geral, como teatro, dança, circo, artes visuais e as aplicabilidades da audiodescrição, libras, braille, fontes ampliadas, entre outras tecnologias assistivas. Além disso, serão apresentadas ações inovadoras no campo da acessibilidade comunicacional que possam estimular a experimentação e o desenvolvimento de novas estratégias de mediações inclusivas na cena artística.

Os temas trabalhados contemplam diversas áreas de formação, como produtores, artistas, arte-educadores, gestores culturais, pedagogos, historiadores, monitores e interessados em arte e acessibilidade em geral, maiores de 18 anos. Para Andreza Nóbrega, coordenadora da VouVer Acessibilidade, o fato da acessibilidade passar a ser um dos critérios de pontuação de alguns editais de financiamento, faz com que o tema tenha que ser aprofundado em outras esferas: “O curso tem como princípio trabalhar os afetos e a empatia por meio do convívio, do mergulho teórico e prático no campo da acessibilidade, buscando promover as transformações necessárias para a criação de ambientes/relações permeados pelas diferenças”, diz Andreza.

Além de Andreza, mestre em educação inclusiva, licenciada em artes cênicas e especialista em audiodescrição, as aulas também serão conduzidas por Igor Rocha, especialista em educação para surdos, graduado em letras/libras; Marcelo Pedrosa, arquiteto realizador de projetos que dialogam a acessibilidade arquitetônica com a comunicacional e Milton Carvalho, graduado em publicidade, consultor em audiodescrição e professor e revisor de braille.

 

Lenium - Criar site de notícias