Anuncio 2 ALEPE
FUNASE

Governo de Pernambuco promove formação continuada para professores que atuam na Funase

Capacitação, que está ocorrendo ao longo de dois dias, busca fortalecer atuação desses profissionais, ligados à Secretaria de Educação e Esportes, nas unidades socioeducativas

05/11/2019 15h52
Por: Jonathas William J.W / Garanhuns Notícias

Professores da rede pública estadual e pedagogos que atuam em unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) participam, até esta quarta-feira (6), da formação continuada "Educação em Direitos Humanos: enxergando a condição humana", promovida pela Gerência de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania (GEIDH) da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE). O objetivo do evento, que está ocorrendo no auditório do Centro Universitário Tiradentes (Unit), no Recife, é proporcionar discussões que levem ao fortalecimento das estratégias de desenvolvimento de atividades pedagógicas para adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas no Estado.

Atualmente, 11 unidades de internação da Funase contam com estruturas anexas de escolas da rede pública estadual de ensino, com professores ligados à SEE. Já a Funase, que é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), tem pedagogos em suas equipes técnicas, que buscam fazer a ponte entre as necessidades dos socioeducandos e as políticas públicas de educação. Essa integração entre a SEE e a Funase também acontece nos Centros de Internação Provisória (Cenip), por meio de ações específicas para o atendimento nesses espaços, que ocorre em até 45 dias, e para os adolescentes atendidos nas Casas de Semiliberdade (Casem), que frequentam escolas de referência existentes nas comunidades do entorno.

"Formações como essas são importantes para promover reencontros e fortalecimentos, porque pensamos que os professores que atuam na socioeducação, para além de docentes e pedagogos, conseguem desenvolver muito além das nossas humanidades no contato com esses adolescentes que vivem uma situação de privação de liberdade", destacou a gerente de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania da SEE, Vera Braga, durante a abertura do evento, nesta terça-feira (5).

Também presente à formação continuada, a presidente da Funase, Nadja Alencar, afirmou que o modelo de educação formal desenvolvido no sistema socioeducativo de Pernambuco tem se destacado pelos avanços, mas ainda tem desafios para todos os profissionais envolvidos. "Vários estados nos procuram buscando saber mais sobre o modelo integrado existente aqui, e as experiências bem-sucedidas surgem cotidianamente nas nossas unidades. Agora, queremos seguir avançando, equipando cada vez mais nossos espaços e buscando transpor desafios para que a educação siga permitindo que a gente resgate um pouco do que esses adolescentes perderam, no passado, nas suas relações com a família, com a comunidade ou com a escola", declarou.

Neste primeiro dia, o evento abordou os temas "Cuidando de si e do outro: enxergando as nossas humanidades", com o professor Hugo Monteiro Ferreira, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); "As relações interpessoais em busca de convivências saudáveis", com Nelino Azevedo, da GEIDH/SEE; e "Educar para as emoções: a interdependência e a afetividade", com a gerente da GEIDH, Vera Braga. Já na manhã desta quarta, estão previstas oficinas com temáticas como música na educação, poesia e desafios do atendimento ao estudante com deficiência no sistema socioeducativo. Por fim, serão apresentadas experiências pedagógicas vivenciadas nas escolas existentes na Funase ao longo do ano 2019.

Além de professores e coordenadores pedagógicos, também marcaram presença no evento o chefe da Unidade de Atendimento Socioeducativo (Unase) da SEE, Hugo Regis, e a coordenadora do Eixo Educação da Funase, Sônia Melo, bem como as equipes que atuam nesses setores.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Garanhuns - PE
Atualizado às 00h45
19°
Poucas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 18°
19°

Sensação

21.1 km/h

Vento

94.9%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anuncio ao lado de mais lidas
Banner sessão 1 Tyoflan (esportes)
Municípios
GastroMED
Últimas notícias
Crianças
Mais lidas
Anúncio