Sexta, 17 de Setembro de 2021 12:19
(87) 9.8130-1122
Trânsito Amazonas

Transporte fluvial: Arsepam realiza visita técnica à Agência Reguladora do Pará para conhecer estrutura de fiscalização e regulação

O objetivo é conhecer as boas práticas adotadas na regulação do transporte hidroviário intermunicipal de passageiros no estado

27/07/2021 19h05
Por: Central Fonte: Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

AAgência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas(Arsepam) realizou, nesta terça-feira (27/07) uma visita técnica à Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon – PA), com o objetivo de conhecer as boas práticas adotadas na regulação do transporte hidroviário intermunicipal de passageiros no estado.

Participaram da visita o diretor-presidente João Rufino; Erick Edelman, coordenador da fiscalização do transporte; Evelinn Flores, chefe do departamento jurídico, e Pedro Castro, chefe do departamento de transporte hidroviário.

Transporte hidroviário

Os representantes da Arsepam foram recebidos pelo diretor-geral da Arcon – PA, Eurípedes Reis da Cruz Filho. A necessidade de conhecer a agência de regulação do Pará surgiu desde que a Arsepam iniciou as participações na construção de um projeto de lei, que regulamenta o transporte hidroviário intermunicipal de passageiros no estado do Amazonas. A visita é essencial para complementar os estudos já realizados.

“O serviço de transporte aquaviário é um dos principais e mais antigos meios de deslocamento entre os municípios do Amazonas. Realizar uma regulação eficaz, que beneficie todos os usuários de um serviço, que é primordial para a economia do estado, é essencial”.  Comentou o diretor-presidente João Rufino. 

Regulação

O projeto de Lei nº44/2020, elaborado em 2019, com colaboração da Arsepam, regulamenta o transporte hidroviário intermunicipal de passageiros e suas cargas. Segundo o PL, o serviço será regido por princípios como:

–       Preservação dos interesses estaduais e promoção do desenvolvimento econômico e social;

–       Integração regional; 

–       Proteção ao meio ambiente, especialmente com a redução dos níveis de poluição e de contaminação atmosférica, do solo e dos recursos hídricos. 

Somente em 2021, a Arsepam realizou cerca de 8 mil abordagens no serviço fluvial intermunicipal e mais de 200 mil passageiros utilizaram o transporte.

Garanhuns - PE
Atualizado às 12h18 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 28°

28° Sensação
28.4 km/h Vento
44.8% Umidade do ar
60% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (18/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol e Chuva
Domingo (19/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias