Domingo, 17 de Janeiro de 2021 13:13
(87) 9.8130-1122
Especiais Fenômeno raro

SINAL DOS TEMPOS: Princípio de tornado assusta moradores do Agreste Meridional

O fenômeno foi visto na zona rural de Capoeiras e de Pesqueira

18/04/2020 09h53 Atualizada há 9 meses
Por: Jonathas William J.W / Garanhuns Notícias
SINAL DOS TEMPOS: Princípio de tornado assusta moradores do Agreste Meridional

Os moradores do sitio Cascavel, na zona rural do município de Capoeiras, e do distrito de Salobro em Pesqueira, foram surpreendidos com um princípio de tornado no final da tarde da última quinta-feira (16). Assustados os moradores registraram o fenômeno raro naquela região, e relataram que “ventava muito no momento”, e a nuvem funil foi crescendo e tomando forma de tornado. O cone mudou de direção várias vezes, causando medo em quem presenciou o fenômeno no local. Logo após choveu de forma moderada na localidade.

Nuvens escuras no céu anunciavam chuva, quando a nuvem começou a tomar formato de funil chamando a atenção dos moradores; a constante mudança de direção do fenômeno assustou e deixou com medo muitas pessoas. O fenômeno foi fotografado e filmado, e compartilhado nas redes sociais.

O fenômeno conhecido como nuvem funil, se forma quando existe instabilidade, sendo fruto da interação entre o calor e a umidade do ar, definida por especialista como o estágio inicial de um tornado.  

Segundo especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o fenômeno não é considerado tornado, mas “princípio de tornado”. O fenômeno só passar a ser classificado dessa forma quando as nuvens funil tocam o solo.   

“Trata-se de uma coluna de ar que gira de forma violenta e pode evoluir para um dos estágios de formação dos tornados. O Tornado ocorre quando a nuvem funil desce e toca o solo”, explicou o INPE.

Com informações:  Flavio José / Jardim Verdade e Blog Capoeiras

Garanhuns - PE
Atualizado às 13h05 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 28°

27° Sensação
21.3 km/h Vento
36.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Terça (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol e Chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias