Terça, 19 de Outubro de 2021
27°

Poucas nuvens

Garanhuns - PE

Assistência Social Tocantins

Tocantins tem 1.606 novos postos de trabalho em julho, registra Caged

Governo do Tocantins apoia trabalhadores por meio do Sine, com capacitação e intermediação de mão de obra

26/08/2021 às 17h20
Por: Central Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Sine Tocantins oferece mais de 300 vagas diariamente - Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
Sine Tocantins oferece mais de 300 vagas diariamente - Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

O mês de julho de 2021 fechou com saldo positivo de 1.606 postos de trabalho no Tocantins, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira, 26. O setor que mais se destacou na geração de empregos no referido mês foi o Comércio, com 581 novos postos abertos.

O relatório do Caged referente ao mês de julho aponta a admissão de 7.666 trabalhadores formais no Tocantins e o desligamento de 6.060, o que resultou no saldo de 1.606 novos postos de emprego abertos no Estado.

Para o secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), José Messias Araújo, a reação do mercado de trabalho no Estado frente à pandemia é o resultado de ações de investimento do Governo do Tocantins, como o programaTocando em Frente, aliado a incentivos fiscais e sobre tudo a força dos empresários tocantinenses. A respeito dos novos postos de trabalho, o secretário conclama: “O Sine Tocantins oferece diariamente mais de 300 vagas de emprego nas mais diversas áreas, além dos cursos de capacitação on-line e gratuitos. Nossos objetivos são apoiar o trabalhador e garantir que eles aproveitem as oportunidades que estão surgindo”.

A vendedora Erica Antunes Veiga é um exemplo de trabalhadora que contou com o apoio do Sistema Nacional de Empregos (Sine) Tocantins para agilizar seu retorno ao mercado de trabalho. Dois dias após ser demitida, Erika procurou a equipe do Sistema e se candidatou para vagas de vendedora ou técnica em segurança do trabalho. A recém-contratada conta sua experiência: “Me surpreendi com a oportunidade, fiz uma entrevista para a vaga de vendas e me disseram que precisavam de mim como supervisora, pois montariam uma equipe com mais sete pessoas, inclusive essas indicações foram todas do Sine”, afirma.

Com os dados de julho, o Tocantins já registra 14 meses consecutivos de saldo positivo na geração de postos formais de trabalho.A gerente do Observatório do Trabalho do Sine, Willany Bezerra, pontua que, ao criar um gráfico de tendência linear, pode-se observar: “Se colocarmos os dados dos últimos 14 meses em um gráfico, vamos perceber um crescimento contínuo, o que reflete em uma consolidada reação do mercado de trabalho no Tocantins”, declara a gerente.

Setores da economia que mais empregaram em julho de 2021

Em julho de 2021, de acordo com o Caged, o setor de Comércio, Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas teve saldo positivo de 581 novos postos de trabalho, seguido do setor de Informação, comunicação e atividade financeira, imobiliária, profissionais e administrativas com saldo positivo de 391 postos. Quem também teve saldo positivo foi a Indústria Geral com 219 novos postos; e a Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Agricultura que ficou em 4° lugar no Estado com saldo de 173 postos abertos.

Contratações formais nas maiores cidades do Tocantins

Em Palmas, o Caged registrou o saldo positivo de 933 novos postos empregos; em Araguaína, foram 406 novos postos de trabalho; e Porto Nacional teve saldo positivo de 154 novas contratações formais.

Caged

O Caged é um registro administrativo da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia que mede a quantidade de admissões e demissões de funcionários formais.

A equipe de gestão do Sine Tocantins monitora e avalia mensalmente os dados do Caged e associados a eles, outras bases de dados como a Pesquisa Nacional por Amostra e Domicílio (Pnad) e a Base de Gestão da Intermediação de Mão de Obra (BGIMO). Subsidiadas por essas pesquisas, são traçadas diretrizes para a atuação do Sistema em seus nove postos espalhados estrategicamente pelo Estado (Palmas; centro e Taquaralto, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso, Guaraí, Dianópolis e Araguatins). O objetivo final desse esforço é diminuir a distância entre quem oferece e quem procura o emprego.

Como o Sine pode te ajudar

O Sine Tocantins registra diariamente mais de 300 vagas em seu painel do Sine. Os trabalhadores interessados em concorrer podem acessar o Aplicativo Sine Fácil, seguindo o passo a passo nohttps://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-aplicativo-sine-facil.

Outro meio de acessar o serviço é pelos seguintes e-mails e números de WhatsApp. Em Palmas, pelo WhatsApp: 3218-1957 ou e-mail:[email protected]; em Paraíso, pelo WhatsApp (63) 3602-3340 ou e-mail:[email protected]; e em Gurupi, pelo WhatsApp (63) 3351-2477 ou e-mail[email protected].

Nas mensagens enviadas a esses contatos, devem constar nome completo do interessado, número do CPF e nome da mãe.

Nas demais unidades do Sine, o contato só pode ser feito por telefone convencional e os números podem ser acessados no site da Setashttps://setas.to.gov.br/vagas-de-emprego/contatos-do-sine-tocantins-/.

Contatos

Araguaína: 3414-3634 (Das 8 às 18 horas)

Araguatins: 3474-1100 (Das 8 às 14 horas)

Paraíso: 3602-3340 WhatsApp (Das 8 às 14 horas)

Porto Nacional: 3363-2717 (Das 8 às 14 horas)

Guaraí: 3464-1710 (Das 8 às 14 horas)

Dianópolis: 3692-1628 (Das 8 às 14 horas)

Gurupi: 3351-2477 WhatsApp (Das 8 às 14 horas)

Garanhuns - PE Atualizado às 09h44 - Fonte: ClimaTempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 32°

Qua 32°C 19°C
Qui 32°C 19°C
Sex 32°C 20°C
Sáb 31°C 19°C
Dom 30°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias