Sexta, 30 de Outubro de 2020 13:34
(87) 9.8130-1122
Política ELEIÇÕES 2020

Zaqueu desmente “Fake News” em entrevista ao vivo na TV

Confira na matéria

19/09/2020 13h54 Atualizada há 1 mês
Por: Jonathas William J.W / Garanhuns Notícias
Zaqueu desmente “Fake News” em entrevista ao vivo na TV

Em entrevista concedida à TV Nova Nordeste na tarde desta sexta-feira (18), o candidato a prefeito de Garanhuns, Zaqueu Lins (PP), desmentiu de  forma veemente a “fake news” que circula nas redes sociais contra a sua pessoa.

Questionado sobre uma suposta prisão por compra de voto, Zaqueu sem hesitar, expôs ao vivo a sua Certidão Negativa de Antecedentes Criminais que nada consta contra ele na justiça, e afirmou que essa informação é uma “fake news” espalhada por seus adversários.

Nas redes sociais circula um vídeo com ataques a Zaqueu informando que o coronel Marcos Campos, ex-comandante do 9° BPM, teria prendido ele por compra de voto durante as eleições de 2010. Campos atualmente é o coordenador e articulador político da campanha de Zaqueu.

"Não fui preso comprando voto de forma alguma (...). As pessoas nas redes sociais em Garanhuns, às vezes ficam levantando mentiras, essas pessoas podem ficar certas, estão sendo processadas porque não dizem a verdade", afirmou Zaqueu.

A assessoria do candidato informou que tanto Zaqueu quanto o Coronel Marcos Campos já tomaram as medidas cabíveis em juízo, e que as pessoas que produziram e publicaram o vídeo com informações inverídicas irão responder na esfera criminal pela “fake news”.  

A redação do Portal Garanhuns Notícias através do seu consultor jurídico pesquisou os antecedentes criminais de Zaqueu Lins, e descobriu que nada consta contra o candidato do PP, nem na justiça eleitoral e nem na justiça comum. Em seu histórico como mandatário, Zaqueu nunca respondeu a ação criminal ou administrativa.

O Portal pesquisou o histórico dos três principais candidatos, e descobriu que Sivaldo Albino (PSB) e Silvino Duarte (PTB) estão respondendo a ações na justiça:

Sivaldo responde por Improbidade Administrativa por Dano ao Erário Público, Enriquecimento Ilícito e Violação aos Princípios Administrativos. (Número do processo: 0004710-59.2017.8.17.2640);

Silvino responde por Improbidade Administrativa por Dano ao Erário Público. (Número do processo: 0000642-67.2008.8.17.0640).

Em relação ao que aconteceu nas eleições de 2010, envolvendo Zaqueu Lins, a sua assessoria informou que ele foi autuado pela pratica de “boca de urna”, que nada mais é do que o mero pedido de voto ou a realização de propaganda eleitoral no dia da eleição, o que, de fato, é proibido por lei - mas em momento algum ele foi preso sobre a acusação de compra de voto. Diante disso, foi lavrado um TCO (termo circunstanciado de ocorrência) e aplicado o instituto da suspensão condicional do processo, previsto na Lei 9.099/95, tendo sido atribuído a Zaqueu o pagamento de cestas básicas. Além disso, Zaqueu não passou um dia sequer preso, como afirma o autor do vídeo.

A assessoria de Zaqueu destacou que se realmente ele tivesse sido processado e julgado por compra de voto, o seu diploma ou mandato de vereador teriam sido cassados, nos termos do artigo 41-A da Lei 9.504/97, fato que nunca ocorreu, e Zaqueu continuou em pleno gozo dos seus direitos políticos - sendo reeleito vereador mais duas vezes; em 2012 e 2016.

O Tabuleiro Político por Jonathas William
Sobre O Tabuleiro Político por Jonathas William
O Xadrez da política de Pernambuco no Tabuleiro Político do jornalista Jonathas William
Garanhuns - PE
Atualizado às 13h31 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 28°

28° Sensação
26.7 km/h Vento
40.7% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (31/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol e Chuva
Domingo (01/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias