Terça, 01 de Dezembro de 2020 02:16
(87) 9.8130-1122
Política ELEIÇÕES 2020

A FÉ DE ZAQUEU: De origem humilde o vereador de cinco mandatos consecutivos ousou voar mais alto e enfrentou duas máquinas poderosas

Zaqueu poderá ser o ponto fora da curva ao final dessa eleição, e se eleger apenas com o apoio popular e inaugurar um novo círculo na cidade, abrindo espaço para uma nova geração de lideranças políticas em Garanhuns

14/11/2020 22h33 Atualizada há 2 semanas
Por: Jonathas William J.W / Garanhuns Notícias
A FÉ DE ZAQUEU: De origem humilde o vereador de cinco mandatos consecutivos ousou voar mais alto e enfrentou duas máquinas poderosas

O vereador com mais votos na história de Garanhuns e com o maior número de mandatos consecutivos é um homem de caráter perseverante e humilde, que não se intimidou diante de duas máquinas poderosas, a máquina da prefeitura (Governo Municipal), e a máquina do Estado (Governo Estadual).

Se já não é fácil disputar uma eleição contra um candidato apoiado pela máquina municipal (prefeitura), com todos os seus cargos comissionados e contratados que se engajar irrepreensivelmente a pedir votos para o candidato do prefeito a fim de garantir possíveis permanências, imaginem enfrentar não uma, mais duas máquinas governamentais poderosas numa mesma eleição, a máquina municipal e a estadual. Esse foi o protagonismo do candidato do Partido Progressista, Zaqueu Naum Lins, durante os 45 dias de campanha eleitoral.

Com coragem e fé, Zaqueu conduziu a sua candidatura de cabeça erguida sem temer as dificuldades do duro pleito, desprovido de grandes recursos para sua campanha, Zaqueu conseguiu por um milagre se manter entre os primeiros colocados durante todo o período eleitoral, e hoje, tem chances reais de ser eleito prefeito de Garanhuns. Ao contrário dos seus dois principais concorrentes ele não se apoiou nas máquinas governamentais, mas confiou na sua intuição e na sua fé. 

Com 20 anos de vida pública e cinco mandatos de vereador consecutivos deram a Zaqueu uma bagagem invejável de experiência e conhecimento sobre a cidade de Garanhuns. Zaqueu talvez seja o postulante a prefeito que melhor conhece a cidade de Garanhuns por sua incansável dedicação no exercício de seus mandatos como vereador.  

Quem conhece os bastidores da política de Garanhuns sabe o quanto que é difícil para um candidato de oposição brigar contra a máquina municipal – que ao longo dos últimos 30 anos vêm com facilidade elegendo os seus candidatos.

Esse círculo vicioso começou em 1996 quando o então prefeito Bartolomeu Quitude elegeu Silvino Duarte como seu sucessor, depois de ter vencido a eleição de 1992 contra a estrutura da máquina municipal, administrada por Ivo Amaral, que tinha como seu candidato a sucessão o deputado federal José Tinôco.

Daí em diante foram mais cinco eleições seguidas, totalizado 20 anos de hegemonia e triunfo da máquina municipal contra todos os que se atreveram a desafiá-la nas urnas.

Vamos a uma retrospectiva: Em 1996 o então prefeito Bartolomeu Quitude com a máquina na mão elegeu o seu sucessor, Silvino Duarte, que conseguiu se reeleger em 2000 com o comando da máquina municipal; em 2004 Silvino elegeu o seu sucessor, Luiz Carlos, também utilizando o poder da máquina municipal; em 2008 Luiz Carlos se reelegeu, agora com a máquina sobre o seu controle; em 2012 Luiz Carlos estava apoiando Silvino Duarte, retribuindo o apoiou recebido oito anos antes, mas Silvino desistiu e foi apoiar Izaías Régis, que acabou também recebendo o apoio do então prefeito Luiz Carlos, e por consequência da máquina municipal; em 2016 Izaías estava tão fortalecido com a máquina na mão que por pouco não disputou aquela eleição sozinho, foi reeleito com uma votação histórica.

Nesse diapasão de sucessão municipal com as mesmas figuras caribadas o círculo vicioso se torna extremamente perigoso, revelando uma dependência fundamental da força que a máquina governamental municipal exerce sobre as eleições e a vontade do eleitor.

Zaqueu poderá ser o ponto fora da curva ao final dessa eleição, e se eleger apenas com o apoio popular e inaugurar um novo círculo na cidade, abrindo espaço para uma nova geração de lideranças políticas em Garanhuns. 

   

 

Garanhuns - PE
Atualizado às 01h59 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 29°

19° Sensação
19.6 km/h Vento
94.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (02/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Quinta (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 27°

Sol e Chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias