Domingo, 17 de Janeiro de 2021 13:54
(87) 9.8130-1122
Política ELEIÇÕES 2020

João Campos é eleito o prefeito mais jovem da história do Recife

O socialista venceu Marília Arraes no segundo turno e mantém a hegemonia do PSB na capital pernambucana. O novo prefeito promete avançar com projetos da atual gestão

29/11/2020 18h45
Por: Jonathas William J.W / Garanhuns Notícias
Foto: Diário de Pernambuco
Foto: Diário de Pernambuco

Com 56,01% dos votos, João Campos (PSB) foi eleito prefeito do Recife, neste domingo (29). A vitória de João foi em cima da sua prima Marília Arraes (PT) no segundo turno. 

Após uma disputa entre campanhas provocativas e debates acalorados, o candidato da situação derrotou Marília Arraes, que obteve apenas 43,99% dos votos.

Ao todo, 428.922 eleitores votaram no filho do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, falecido em 2014. Já Marília recebeu 334.140 votos dos recifenses. Uma diferença de quase 100 mil votos entre eles.

Após liderar todas as projeções do primeiro turno, a campanha de João Campos foi criticada e perdeu força para a continuidade da eleição. Entretanto, alianças o impulsionaram nas projeções do segundo turno. Pelo Datafolha, registrou 45% e 48%, nos dias 19 e 26. Já pelo Ibope, começou o segundo turno com 47% e aumentou para 51%, nos dias 18 e 25.

Com a vitória, o PSB segue a hegemonia na capital e no Estado, já que o partido também governa Pernambuco com Paulo Câmara (PSB). Além da vitória histórica de João, sua vice, Isabella de Roldão (PDT) também se tornou a primeira mulher eleita a um cargo de gestora no Recife. 

João se tornou o prefeito eleito mais jovem a vencer as eleições no Recife. Com recém-completados 27 anos (completados na última quinta-feira), o socialista ganhou de presente à Prefeitura que governará até dezembro de 2024. 

João repete a façanha de seu bisavô Miguel Arraes e também comandará a capital. Filho do ex-governador Eduardo Campos, morto em 2014, o socialista também é neto de Ana Arraes, ministra do Tribunal de Contas da União. 

Propostas de campanha

Dentre as propostas, o prefeito eleito prometeu que 50% dos cargos de liderança da Prefeitura do Recife serão ocupados por mulheres.

Para reverter os efeitos econômicos da pandemia, ele vai implementar o Crédito Popular, que concede linhas de crédito de R$ 3 mil, com juros reduzidos.

Durante a campanha, ele ainda se comprometeu a estimular projetos que "deram certo", como a Faixa Azul para o Transporte Público, a Academia da Cidade e a Patrulha Maria da Penha, distribuídos pelos bairros.

História 

O prefeito eleito formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2016, tendo iniciado o curso com apenas 17 anos — ele foi aprovado na graduação, ainda no segundo ano do Ensino Médio.  Em 2014, João Campos foi eleito secretário de Organização Estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Em 18 de fevereiro de 2016, João Campos assumiu o cargo de chefe de gabinete do Governo de Pernambuco, durante o mandato de Paulo Câmara. 

Em março de 2018, ele foi eleito vice-presidente nacional de Relações Federativas no XIV Congresso Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB).  No mesmo ano, João tentou pela primeira vez sua corrida para uma vaga na Câmara Federal e obteve 460.637 votos, sendo o candidato mais votado da história de Pernambuco. 

Fazendo história outra vez, João se torna o prefeito mais jovem da história e de quebra tem a sua vice Isabella de Roldão (PDT) como a primeira mulher vice-prefeita da capital.

Com informações: Portal de Prefeitura

O Tabuleiro Político por Jonathas William
Sobre O Tabuleiro Político por Jonathas William
O Xadrez da política de Pernambuco no Tabuleiro Político do jornalista Jonathas William
Garanhuns - PE
Atualizado às 13h46 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 28°

27° Sensação
23 km/h Vento
36.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Terça (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol e Chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias