Quarta, 27 de Janeiro de 2021 17:38
(87) 9.8130-1122
Cultura Patrimônio Vivo

Gonzaga de Garanhuns, Patrimônio Vivo do Estado, inaugura o seu Espaço Cultural

Com mais de 60 anos à frente da cultura popular em Garanhuns, Gonzaga e família criam reduto para a preservação do reisado pernambucano. O Espaço Cultural contém os cordeis do artista, trajes da folia de reis, entre outros

23/12/2020 17h45 Atualizada há 1 mês
Por: Jonathas William J.W / Garanhuns Notícias
O espaço conta com livraria e uma bodega, onde são servidas bebidas artesanais - FOTO: Caio Pessoa/Divulgação
O espaço conta com livraria e uma bodega, onde são servidas bebidas artesanais - FOTO: Caio Pessoa/Divulgação

Patrimônio Vivo de Pernambuco, Luiz Gonzaga de Lima, inaugura o seu Centro Cultural, no Agreste do Estado. O espaço preserva a cultura popular, ensino da folia de reis, exposição dos cordéis do artista, história dos transportes municipais e uma bodega com bebidas artesanais.

Apesar da dificuldade financeira e a pandemia do Covid-19, o mestre de reisado Gonzaga de Garanhuns e seu filho Clodoaldo Lima, inauguraram em outubro deste ano o Centro Cultural Gonzaga de Garanhuns, no qual conta a história do artista que é Patrimônio Vivo de Pernambuco e o primeiro cordelista da cidade que leva em seu nome. O visitante vai poder apreciar as obras de cordéis escritas por ele, bem como as roupas características da folia de reis, também o local encontra uma biblioteca com livros escritos pelo Gonzaga e sobre a cultura. Além disso, o local há uma pequena bodega onde Seu Gonzaga, como também é conhecido, oferece aos turistas algumas doses de temperada que são fabricadas artesanalmente e ouvir citações dos seus versos de cordel. Também é possível observar algumas miniaturas que contam a história dos ônibus em Pernambuco e todas as peças são feitas à mão por Clodoaldo

“Esse espaço cultural em que eu e meu filho enfrentamos tudo, tem o intuito de transmitir a cultura na cidade e temos um planejamento para que seja possível ser um ponto turístico de Garanhuns”, comenta Gonzaga de Garanhuns sobre o objetivo do seu Espaço.

Histórico - Luiz Gonzaga tem 77 anos de idade e promove o reisado desde 1955 e fundou oito grupos, em 2018 recebeu o título de Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco pela Secretaria Estadual de Cultura juntamente com a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Gonzaga de Garanhuns também escritor do “Garanhuns em Versos-um pouco de sua história” e cordelista com mais de 350 títulos de sua autoria e escrevendo até em espanhol e holandês. “A cultura popular faz parte da nossa alma, é a nossa tradição, também está em nosso viver e vejo em Garanhuns um local rico em cultura como em todo Pernambuco”, ressalta ele a importância e a riqueza da cultura popular para a população.

Serviço:

Local: Rua da Liberdade,1474, Heliópolis, Garanhuns

Horário de funcionamento: Com agendamento- devido a pandemia

Telefone (87) 98175-1902 – Clodoaldo Lima    

 

Texto e foto: Caio Pessoa

Garanhuns - PE
Atualizado às 17h32 - Fonte: Climatempo
24°
Muitas nuvens

Mín. 18° Máx. 29°

24° Sensação
31.2 km/h Vento
55.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Sexta (29/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 30°

Sol e Chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias