O sistema de freio é composto por diversos itens que estão sempre trabalhando em conjunto a fim de desacelerar e de parar totalmente um veículo. Ele também tem a função de manter o automóvel parado quando está estacionado. De forma geral, esse sistema conta com dois modos de acionamento manual: a alavanca e o pedal, com exceção dos veículos adaptados para as pessoas com deficiência.
Os freios a disco funcionam por meio da utilização das pastilhas, que são sustentadas dentro de uma pinça hidráulica, recebendo a pressão para fazer a frenagem. Tais pastilhas geram um atrito em um disco, o que faz o veículo parar definitivamente.
O freio a tambor é outro tipo, sendo mais antigo e dependente das famosas lonas para causar o atrito na roda e parar o veículo. Um cilindro hidráulico faz as lonas se movimentarem dentro do tambor, que é uma parte oca presa com parafusos e acoplada às rodas. Esse tipo de freio está nas rodas traseiras, para os modelos mais comuns.
Realizar a manutenção regularmente evita que alguns defeitos se tornem mais graves e, claro, é uma forma de zelar pela segurança do motorista, dos passageiros e de outras pessoas no trânsito. O motorista, portanto, tem que ficar bem atento a todos os sinais que o veículo apresenta quando há algo de errado com os freios.
No entanto, é imprescindível que as manutenções preventivas sejam feitas para evitar problemas. Essa manutenção não é somente um ato de cuidado com o automóvel, mas também uma prática de responsabilidade social. Com todos os componentes em ótimas condições, você passa a ficar tranquilo, pois sabe que não está colocando a vida das pessoas em risco.
Então, não deixe de fazer a manutenção preventiva, pois ela vai permitir antecipar vários problemas e evitar que as falhas bem pequenas passem a ser uma grande dor de cabeça.