
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), entregou nesta semana mais duas Escolas Dignas construídas pelo Estado. Eram equipamentos educacionais que funcionavam em estruturas inadequadas, e agora foram transformadas em estruturas dignas, acolhedoras e confortáveis. Desta vez, os municípios beneficiados foram Presidente Juscelino e Campestre do Maranhão.
Nesta sexta-feira (11), em Presidente Juscelino, a festa do Escola Digna foi com a comunidade de Juçaral, a 30 quilômetros de distância da sede, que recebeu o prédio novinho e aconchegante do Centro Municipal de Ensino Deputado Orlando Aquino.
Na cerimônia de inauguração da escola no povoado Juçaral, a Secretária de Educação, Leuzinete Pereira da Silva, foi representada pelo Gestor da Unidade Regional de Educação de Rosário, Carlos Alberto Freire Maia. O representante da Seduc destacou ações educacionais do governo em Presidente Juscelino.
“O governo já entregou um prédio escolar no povoado Sangrador e agora entrega uma escola de qualidade no povoado Juçaral, para essa comunidade importante do município. O governador Carlos Brandão está dando seguimento a esse trabalho que vem sendo feito em parceria com os municípios para a construção de escolas dignas, garantindo uma aprendizagem mais efetiva dos alunos”, ressaltou o gestor.
A entrega da escola era um dos momentos mais esperados, um sonho que há anos os moradores acalentavam. “Hoje é um dia muito especial, porque pela primeira vez temos uma escola de qualidade no nosso povoado”, destacou a estudante Rita de Cássia Santos.
A escola nova substitui uma estrutura antiga de taipa, nada adequada e que facilitasse um bom processo de ensino e aprendizagem. “O sentimento é de gratidão. Eu não tenho outra palavra para descrever a alegria que estamos sentindo. A comunidade almejava um momento como esse, e receber um prédio com essa estrutura é indescritível”, exprimiu a gestora do CME Deputado Orlando Aquino.
Agora as crianças da comunidade e de povoados vizinhos terão uma estrutura digna para estudar. Construída no módulo 04 salas de aula, banheiros com acessibilidade, secretaria, cantina e pátio interno recebeu investimentos de R$ 579.789,19, que vão beneficiar diretamente cerca de 260 estudantes.
O prefeito de presidente Juscelino, Pedro Paulo Cantanhede, agradeceu o governo por mais uma ação no município, “Um prédio como essa estrutura também gera nas crianças um sentimento de satisfação. Agradecemos o governador Carlos Brandão e o ex-governador Flávio Dino, por ter nos recebido quando a obra estava parada, e hoje nós realizamos o sonho da comunidade Juçaral”, emitiu.
A solenidade de entrega também contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Thamires Cristina Rabelo; e de lideranças políticas locais. Estavam presentes ainda no evento, o ex-prefeito de Presidente Juscelino, Magno Teixeira; Lúcio Henrique Gomes Sá, secretário Adjunto de Articulação Política, representando Rubens Pereira.
Campestre do Maranhão
Já quinta-feira (10), em Campestre do Maranhão, o governo beneficiou a comunidade Fazenda São João com a entrega da Escola Municipal Água Boa. A escola atende 12 alunos da Educação Infantil, que agora terão um espaço escolar confortável para o desenvolvimento da prática do ensino.
Orleane Santana, gestora Regional de Educação de Imperatriz, destacou a importância da entrega de mais uma escola digna na região. “O Governo do Maranhão esteve no município de Campestre entregando esse presente maravilhoso para as crianças do povoado Fazenda São João. Agora, eles têm uma escola linda, digna para estudarem”, disse.
“Esse trabalho vem de um diálogo profícuo, de colaboração entre estado e município. É com muita alegria que entregamos essa escola para a comunidade”, afirmou Fernando Silva, prefeito de Campestre do Maranhão.
Jenifer Saraiva, mãe da Maria Vitória, lembra das dificuldades enfrentadas no passado e comemora o novo espaço educacional. “A escola é linda, completa, maravilhosa. Antes, as crianças estudavam em uma casa improvisada. Hoje, a realidade é bem diferente, eles têm uma escola de qualidade. Sou mãe de aluna com deficiência e a nova escola atende às necessidades, para a educação dela”, contou.