Domingo, 13 de Junho de 2021 08:56
(87) 9.8130-1122
Educação Maranhão

Vice-governador Carlos Brandão visita unidade do IEMA no Tamancão

Sítio Tamancão, transformado em IEMA, passou a abrigar uma escola vocacional que oferece formações no segmento naval e pesqueiro.

11/05/2021 13h05
Por: Central Fonte: Secom Maranhão
Vice-governador Carlos Brandão visita unidade do IEMA no Tamancão (Foto: Karlos Geromy)
Vice-governador Carlos Brandão visita unidade do IEMA no Tamancão (Foto: Karlos Geromy)

Resgate da história, da cultura e da construção naval do Maranhão. É a proposta da unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), que vai funcionar no Estaleiro Escola, bairro Tamancão. Na manhã desta terça-feira (11), o vice-governador Carlos Brandão visitou as instalações do IEMA, que será uma escola vocacional, oferecendo formações no segmento naval e pesqueiro.

“Mais uma unidade do IEMA Vocacional implantada pelo Governo do Maranhão, em um prédio totalmente revitalizado, restaurado e que significa o resgate da nossa história e da nossa cultura, no que diz respeito à navegação. Aqui, serão capacitados jovens que queiram seguir a profissão na construção de embarcações, formando mão de obra para essa área, além de manter essa tradição importante para nossa cidade. Fico feliz em ver que os jovens estão estudando e mantendo essa tradição”, frisou o vice-governador, Carlos Brandão.

A restauração do antigo casarão, localizado no Sítio Tamancão, que estava em ruínas, é mais uma das ações do programa Escola Digna. O imóvel foi completamente reconstruído para sediar uma Unidade Vocacional do IEMA, proporcionando a oferta de Ensino Médio Técnico em tempo integral. A restauração do espaço respeitou o projeto arquitetônico e histórico da construção datada do ano de 1860 (século 19).

Restauração do antigo casarão transformou o espaço em escola (Foto: Karlos Geromy)

O secretário de Estado da Educação (Seduc), Felipe Camarão, pontuou que a obra é o resgate histórico de um prédio importante, que estava em ruínas. “Agora, revitalizado, completa este sítio arquitetônico singular. Já tínhamos aqui o Estaleiro Escola e agora, o IEMA Tamancão, oferecendo ensino médio em tempo integram e cursos vocacionais no segmento da pesca e embarcações. Mais uma obra do programa Escola Digna, trazendo educação, saúde e vida para esta comunidade”, destacou.

Para a restauração do imóvel patrimônio histórico, o Governo investiu mais de R$ 3,5 milhões. Além do prédio escolar, a obra no Tamancão beneficia a comunidade também com o abastecimento de água, após décadas de espera. O reitor da rede IEMA, Alex Oliveira, enfatizou que esta unidade do IEMA amplia o acesso às formações vocacionais, resgatando a carpintaria naval do Maranhão. “A comunidade está ansiosa para o início das profissionalizações. A unidade está colocando os jovens no caminho do trabalho e com o Escola Digna, saindo das ruínas para a educação”, disse.

Garanhuns - PE
Atualizado às 08h38 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 28°

20° Sensação
15.4 km/h Vento
69.4% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (14/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 25°

Sol e Chuva
Terça (15/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 26°

Sol e Chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias