Pela primeira vez no Agreste nordestino com o espetáculo ‘Interior’, o Grupo Bagaceira de Teatro (CE) promove duas apresentações gratuitas, nos dias 11/04 e 12/04, no Centro Cultural do Serviço Social do Comércio (Sesc), em Garanhuns.
A peça conta com um longo histórico de aclamação do público e da crítica, além de colecionar participações em celebrados festivais de teatro pelo Brasil. As duas sessões serão realizadas no Auditório João de Barros e Silva. Também acontece a oficina “O ator no processo colaborativo” de forma complementar na Sala de Dança do Sesc Garanhuns.
A Circulação Agreste do Grupo Bagaceira tem o incentivo da Bolsa Myriam Muniz da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Ministério da Cultura.
Buscando uma conexão que remete ao sensorial e afetivo, o espetáculo ‘Interior’ compartilha histórias de diferentes gerações. De forma irreverente e provocativa, a montagem interage diretamente com o público, convidando-o a um olhar sobre a vida. Ao mesmo tempo, a peça é uma homenagem à cultura do Nordeste em toda a sua amplitude, que por meio do fazer artístico interiorano segue resistindo e não se curva ao esquecimento.
O espetáculo estreou em 2013, e já esteve presente em programações como o 12o Festival Internacional de Teatro de Campinas (SP), O mundo inteiro é um Palco (RN), Festival de Teatro de Fortaleza (CE), Festival Porto Alegre em Cena (RS) e Circuito SESC de Inverno (RJ).
Seus figurinos e cenário também representaram o Brasil na edição de 2015 da Quadrienal de Praga, na República Tcheca – maior evento de design da performance, cenografia e arquitetura teatral do mundo.
“Celebrando 25 anos de trajetória, o Grupo Bagaceira segue movido pelo desejo de experimentar, surpreender e se reinventar. Interior reflete essa essência ao contar a história de duas velhinhas que insistem em não morrer, num espetáculo que acolhe o público. As pessoas se sentam ao lado das personagens, sentem cheiros, compartilham bolo e memórias, transformando a experiência teatral em um encontro afetuoso. Levar essa peça ao Agreste nordestino sempre foi um desejo antigo, e agora, graças à Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz, conseguimos realizar. E é assim que desejamos celebrar esse marco importante da nossa história, compartilhando nossa arte com novas plateias, criando laços e ampliando o alcance do teatro como espaço de encontro e transformação”, destaca Isabella Cavalcanti, atriz e produtora do Grupo Bagaceira.
O projeto conta ainda com intérprete de Libras em todas as apresentações. A proposta complementar de oficina “O ator no processo colaborativo” também vai ofertar vagas afirmativas para pessoas trans e travestis.
O público-alvo das oficinas são jovens de 15 a 29 anos, mas as inscrições estão abertas para todas as pessoas a partir de 15 anos. A oficina é baseada em técnicas de criação colaborativa desenvolvidas pelo próprio grupo na construção da peça ‘Interior’ e em outras obras. Exercícios práticos, atividades de auto investigação e improvisos serão entrelaçados com momentos de leitura, reflexão e conversas.
Contemplado pelo Prêmio Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz – Funarte Rede das Artes 2023 – Programa de Difusão Nacional, o projeto Interior: Grupo Bagaceira – Circulação Agreste realizará apresentações de 5 a 16 de abril, passando por Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Garanhuns (PE) e Arapiraca (AL).
Sinopse:
“Interior” traz para a cena duas velhinhas que insistem em não morrer. Elas já cruzaram diversas gerações e sabem tudo a respeito da vida. Dão conta de todas as histórias prováveis e improváveis.
O espetáculo nos convida a um olhar criativo e amoroso perante a vida, onde o impossível é mero detalhe. Com muito bom humor, “Interior” é irreverente e, ao mesmo tempo, singelo. Cheio de afeto, igual a bolo feito por avós.
Mais sobre o espetáculo:
“Interior” é fruto de uma pesquisa de 2 anos. Nesse período, o Grupo Bagaceira percorreu 4 cidades do estado do Ceará (Beberibe, Icó, Itarema e Tauá), realizando trocas com artistas dessas localidades e mergulhando no universo cultural que viria a inspirar o espetáculo.
Nessa imersão, o grupo encontrou brincantes de reisado, dramistas, atores de teatro e povos indígenas. Um processo muito especial, que teve como parceiros o ator Maurice.
Durozier, da companhia francesa Théâtre du Soleil, e a atriz e diretora paulista Georgette Fadel, que trouxeram provocações e contribuíram para a montagem da peça. A ideia era ir além da pesquisa apenas das manifestações culturais, mas também vivenciar a tradição popular dos sujeitos dessas manifestações.
Quem são as pessoas por trás dos reisados, dos caretas, das festas de padroeiros e padroeiras, dos grupos de teatro do interior? Como vivem as senhorinhas para além do papel das dramistas? Sobre o que conversam, como foi sua infância? Como seria impossível dar conta de tantas histórias lindas, colhidas durante o processo, o Bagaceira resolveu trazer para a cena as duas velhinhas. Elas, sim, dão conta de todas as histórias, possíveis e impossíveis.
Uma peça que busca aconchegar, fazendo com que o público se sinta em casa. As pessoas sentam ao lado das personagens, comem bolo, sentem cheiros e compartilham suas histórias. Como numa confluência de dois rios, a dramaturgia do espetáculo vai se misturando às histórias de cada pessoa, numa experiência, ao mesmo tempo, íntima e coletiva. Um reencontro das pessoas com suas próprias vidas. Uma homenagem do Grupo Bagaceira aos artistas e à cultura do interior. Um atestado de que a cultura do nordeste jamais será engolida pelo tempo e, ao contrário do que se pensa, permanece moderníssima, capaz de dialogar com o mundo inteiro.
Trajetória da peça:
Com estreia no ano de 2013, algumas das programações que o espetáculo já participou são o 12o Feverestival (Festival Internacional de Teatro de Campinas/SP), o festival “O mundo inteiro é um palco” (Natal/RN), Festival de Teatro de Fortaleza, dentre outros. Sempre bem recebido por público e crítica, algumas das cidades pelas quais “Interior” já se apresentou são: Fortaleza, Itarema, Icó, Tauá e Beberibe (CE); Sousa (PB); Natal (RN); Teresina (PI); Maceió (AL); Aracaju (SE); Belo Horizonte e Uberlândia (MG); Rio de Janeiro (RJ); Campinas e Ribeirão Preto (SP).
Figurinos e cenário do espetáculo representaram o Brasil na Quadrienal de Praga 2015, na República Tcheca, o maior evento de cenografia do mundo. O espetáculo participou do Festival Porto Alegre em Cena em 2017 e do Circuito SESC de Inverno, no Rio de Janeiro, em 2018.
O Bagaceira:
Grupo de teatro experimental que, através de espetáculos autorais, vem construindo uma linguagem peculiar. Misturando referências plurais de forma inusitada, o Bagaceira conseguiu associar suas provocações conceituais a uma comunicação acessível, conquistando, assim, a simpatia de público e crítica.
Desde o surgimento, em 2000, o grupo mantém uma produção ininterrupta, construindo desse modo um repertório diversificado, com peças que se mantêm em atividade por diversos anos.
Sediado em Fortaleza, na Casa da Esquina, o Bagaceira divide sua agenda de viagens, ensaios e compromissos com o tempo para a livre criação, de onde podem surgir novas ideias, textos, cenas e até mesmo projetos em outras áreas, ultrapassando a fronteira entre o teatro e outras linguagens.
https://youtu.be/2jowXAz3flk?si=N4q7fX_NK1N4xt-T
FICHA TÉCNICA
“INTERIOR: Bagaceira Circulação Agreste”
Realização: Grupo Bagaceira de Teatro
Direção de projeto: Isabella Cavalcanti, Rafael Martins e Ricardo Tabosa Espetáculo
"INTERIOR"
Dramaturgia: Rafael Martins
Direção: Yuri Yamamoto
Assistência de direção: Rafael Martins
Elenco: Débora Ingrid e Tatiana Amorim
Contrarregragem: Rafael Martins e Ricardo Tabosa
Interlocução artística: Georgette Fadel e Maurice
Durozier Cenário, figurinos e iluminação: Yuri Yamamoto
Operação de som: Isabella Cavalcanti
Direção de montagem e operação de luz: Ciel Carvalho
Cenotecnia: Josué Rodrigues
Preparação vocal: Luis Carlos Prata
Confecção de figurinos: Fátima Matos
Direção de produção: Rogério Mesquita e Isabella Cavalcanti
Produção executiva: Isabella Cavalcanti
Comunicação: Ricardo Tabosa
Design Gráfico: Rafael Viana
Assessoria de Imprensa: Aquilles Soares
Produção local: Djaelton Quirino e Stephany Sá
Serviço – Espetáculo ‘Interior’ do Grupo Bagaceira de Teatro (CE)
Espetáculo teatral “Interior”
Quando: 11 de abril (sexta-feira), às 20h; e 12 de abril (sábado), às 19h
Onde: Auditório João de Barros e Silva - Centro Cultural do Sesc Garanhuns (PE) - Rua Cônego Benigno Lira, S/Nº, Centro
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre
Oficina “O Ator no Processo Colaborativo”
Quando: 12 e 13 de abril (sábado e domingo), das 9h às 12h.
Onde: sala de dança do Sesc Garanhuns – PE. (Rua Conêgo Benigno Lira, S/N – Centro).
Inscrição: Gratuita
Vagas limitadas
Classificação: A partir dos 15 anos
Fotos: Caique Cunha e Sérgio Lima