Anuncio 2 ALEPE
Acessibilidade

Camarote da Acessibilidade garante inclusão e folia durante o desfile do Galo da Madrugada

Além do espaço, que é uma parceria entre Governo do Estado e a Prefeitura do Recife, pessoas com deficiência física contaram com o deslocamento através das vans do PE Conduz

Blog Garanhuns MINHA Cidade

Blog Garanhuns MINHA CidadeO Blog oficial da página Garanhuns MINHA Cidade

04/03/2019 21h55
Por: Jonathas William J.W / Portal Garanhuns Notícias

Pelo nono ano consecutivo, o Camarote da Acessibilidade - parceria realizada entre o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife - promoveu a inclusão e folia a pessoas com deficiência no maior bloco carnavalesco do mundo. Cerca de 300 participantes puderam assistir ao desfile do Galo da Madrugada, símbolo maior do Sábado de Zé Pereira em Pernambuco, com conforto, segurança e inclusão. Este ano a estrutura foi montada no Pátio do Carmo. O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, disponibilizou vans do PE Conduz - programa executado pelo Estado - para o deslocamento de pessoas com deficiência física.

Secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes ressaltou a importância do PE Conduz para os participantes do Camarote. “Este ano, tivemos 14 vans que fizeram o transporte das pessoas com deficiência física até o Camarote. Além desse espaço inclusivo, que também estão situados nos municípios de Olinda de amanhã até terça, em Bezerros amanhã e em Vitória de Santo Antão na segunda-feira, garantir o transporte dessas pessoas com segurança e conforto faz parte do nosso planejamento. Ao final do desfile, todos foram levados de volta. Sem dúvida, o Camarote é um diferencial de inclusão para as pessoas com deficiência que desejam participar do Carnaval, a festa mais popular do nosso país”, destacou o gestor.

Frequentadora assídua do Camarote da Acessibilidade, Leandra Silva, de 32 anos, é moradora da Várzea e parabenizou a iniciativa. “Para mim, o PE Conduz nos dá uma segurança maior para a gente chegar. É um Programa que faz com que a gente possa viver, se divertir e estar no meio de todo mundo no Carnaval da inclusão, sem falar no contato que temos com outras pessoas”, afirmou. Leandra também já vivenciou a experiência nos camarotes de Bezerros, Olinda e Vitória de Santo Antão.

Quem também participou do Camarote foi João Victor Rodrigues, de 13 anos, e a sua mãe, a dona de casa Ivaneilda Pereira, de 52 anos, que são de Caruaru. “Essa já é a quarta vez João Victor participa do Camarote e é maravilhoso”, afirmou Ivaneilda. O jovem, que tem síndrome de Down, também confirmou que adora estar presente no espaço.

OUVIDORIA SOCIAL

Ainda durante este sábado, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude montou dois núcleos da Ouvidoria Social, que funcionaram na Estação Recife, no Metrô, e no Fórum Thomaz de Aquino. As equipes da SDSCJ, além de atuarem na distribuição de material educativo sobre o respeito aos segmentos sociais durante o Carnaval, também fizeram a inserção de pulseiras de identificação nas crianças que passaram pelo local com destino ao Galo da Madrugada. O utensílio serve para que, no caso de perda do seu responsável, a família seja encontrada o mais rápido possível. A pulseira contém o nome da criança e telefone dos responsáveis.

Cada núcleo da Ouvidoria Social contou com uma equipe multidisciplinar formada por advogados, assistentes sociais e intérprete de libras para atender os foliões em caso de violações de direitos. O trabalho aconteceu em parceria com órgãos estaduais, como Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Defesa Social, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiro Militar, e Ordem dos Advogados do Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Garanhuns - PE
Atualizado às 23h19
17°
Pancada de chuva Máxima: 27° - Mínima: 17°
17°

Sensação

19.3 km/h

Vento

97.1%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anuncio ao lado de mais lidas
Banner sessão 1 Tyoflan (esportes)
Municípios
GastroMED
Últimas notícias
Crianças
Mais lidas
Anúncio