AppFIG
Anuncio 2 ALEPE
WhatsApp

WhatsApp hackeado: como atualizar o aplicativo e outras medidas para proteger suas conversas

WhatsApp descobre que hackers conseguiram instalar programa de espionagem em aparelhos

14/05/2019 18h06Atualizado há 2 meses
Por: Jonathas William J.W / Portal Garanhuns Notícias

A frase "o WhatsApp foi hackeado" não é algo que um usuário do app queira ver no noticiário. Muito menos que "hackers instalaram software de vigilância remotamente".

É isso que acaba de acontecer. O WhatsApp informou que hackers conseguiram instalar um software com sistema de vigilância remoto em telefones celulares e outros dispositivos usando uma vulnerabilidade no programa de mensagens instantâneas.

VÍTIMAS DA ESPIONAGEM

O WhatsApp assegurou que, logo após tomar conhecimento dos ataques, alertou organizações de direitos humanos (que estavam entre as vítimas da espionagem), empresas de segurança cibernética e o Departamento de Justiça dos EUA.

O fato de algumas das organizações afetadas serem plataformas de defesa dos direitos humanos reforça a hipótese de envolvimento do software do Grupo NSO, uma vez que programas da empresa já foram utilizado no passado para realizar ataques contra esse tipo de entidade.

O NSO Group opera de forma obscura e, durante muitos anos, desenvolveu secretamente spywares para seus clientes, entre os quais governos de todo o mundo, que os utilizam para acessar dispositivos móveis e obter informações.

O spyware teve capacidade para infectar telefones com sistema operacional da Apple (iOS) e do Google (Android).

Mas a empresa diz que apenas um pequeno número de contas foi atacada. Se essa explicação não fez você se sentir mais tranquilo, veja abaixo algumas dicas para manter suas conversas protegidas. Atualizar o app é só o primeiro passo.

Como atualizar o WhatsApp

Depois de comunicar o ataque, o WhatsApp sugeriu que seus 1,5 bilhões de usuários atualizem o aplicativo, com uma nova versão que conta com correções para ajudar a proteger os celulares de cyber ataques.

VEJA COMO FAZER A ATUALIZAÇÃO:

Passo a passo para atualizar o app

1)     Abra o app Google Play Store;

2)     Acesse o menu na parte superior esquerda da tela;

3)     Entre em "Meus aplicativos e jogos";

4)     Se o WhatsApp tiver sido atualizado recentemente, o app vai aparecer em uma lista de aplicativos com um botão "Abrir";

5)     Já se o WhatsApp não estiver atualizado, o botão vai dizer "Atualizar". Aperte para instalar a nova versão;

6)     A última versão do WhatsApp para Android é 2.19.134.

- No iOS:

1) Abra a App Store;

2) Na parte inferior da tela, aperte "Atualizações";

3) Se o WhatsApp tiver sido atualizado recentemente, o app vai aparecer em uma lista de aplicativos com um botão "Abrir";

4) Já se o WhatsApp não estiver atualizado, o botão vai dizer "Atualizar". Aperte para instalar a nova versão;

5) A última versão do WhatsApp para iOS é 2.19.51.

Tire suas conversas do WhatsApp da nuvem

Você provavelmente conhece a criptografia de ponta a ponta - um dos recursos mais importantes do WhatsApp.

Mas se você - ou seus amigos - fizer o backup das conversas do WhatsApp em um serviço de nuvem, como o Google Drive ou o iCloud, pode haver uma falha. O motivo é que esse backup não é protegido por criptografia de ponta a ponta. Então, qualquer pessoa com acesso a sua conta na nuvem poderia ter acesso ao seu histórico de bate-papo.

Se você realmente se importa com a sua privacidade, o backup de conversas do WhatsApp na nuvem é algo que você pode querer desabilitar. Para fazer isso, você deve procurar pela opção de backup de conversas nas configurações do app.

Ative a autenticação de dois fatores no WhatsApp

A autenticação de dois fatores é uma boa maneira de manter seus dados a salvo. É uma camada extra de segurança, que garante que as pessoas que estão tentando ter acesso a uma conta online são quem elas realmente afirmam ser.

Está disponível no WhatsApp e em diversos outros apps.

Como funciona? Primeiro, é preciso digitar seu nome de usuário. Depois, em vez de ganhar acesso imediato à conta, é preciso fornecer uma segunda autenticação: a digital, um comando de voz, uma senha ou um código enviado para o seu celular.

No WhatsApp, a opção é chamada de "verificação em duas etapas". Para acessá-la, vá até as configurações do app, entre na opção "conta" e em seguida "verificação em duas etapas" - tanto em Android como em iOS.

O aplicativo vai pedir para você escolher uma senha de seis dígitos, que será requisitada ocasionalmente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Garanhuns - PE
Atualizado às 10h32
19°
Céu encoberto Máxima: 20° - Mínima: 17°
19°

Sensação

25.1 km/h

Vento

84.9%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anuncio ao lado de mais lidas
Banner sessão 1 Tyoflan (esportes)
Municípios
GastroMED
Últimas notícias
Crianças
Mais lidas
Anúncio