Anuncio 2
Alerta

Dia 29 alerta contra doenças do sistema digestivo

Confira na matéria

28/05/2019 15h28
Por: Jonathas William J.W - Garanhuns MINHA Cidade

A Organização Mundial de Gastroenterologia (OMG) instituiu o 29 de maio como Dia Mundial da Saúde Digestiva com a proposta de sensibilizar a população e os profissionais de saúde para a importância do diagnóstico precoce para o tratamento das doenças do aparelho digestivo. A data está inserida na programação do Maio Roxo, campanha que conscientiza sobre as doenças inflamatórias intestinais.

De acordo com a OMG, 20% da população global sofrem algum tipo de problema intestinal e, dessas, 90% não procuram orientação médica, recorrendo à automedicação ou simplesmente não fazendo nada para resolver o problema. Petrus Andrade Lima é cirurgião do aparelho digestivo e coordenador do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Miguel Arraes (HMA). Para ele, o uso de medicamentos sem prescrição médica pode prejudicar a saúde do intestino e agravar doenças: “gastrites, úlceras e os cânceres de esôfago, estômago e colorretal são os problemas mais comuns diagnosticados. O câncer colorretal, inclusive, é o tumor mais prevalente do aparelho digestivo, fazendo 36 mil novos casos, por ano, no Brasil. Apesar de ser um dos mais frequentes, é altamente previsível e curável, mas torna-se mais grave porque muitos pacientes não procuram o médico”.

As doenças do aparelho digestivo podem estar ligadas a fatores hereditários e imunológicos, mas podem ser agravadas pelos hábitos de vida. Alimentos ricos em açúcares e sódio e, muitas vezes, ultraprocessados, provocam uma série de problemas à saúde, que vão desde a retenção de líquidos, gastrite e pressão alta, até doenças mais graves, como obesidade, diabetes e alterações hormonais. Por isso, a orientação médica é manter hábitos saudáveis, que incluem alimentação adequada e rotina de atividades físicas. “Hábitos alimentares focados em excessos de sal, açúcar e gordura associados à vida sedentária, além de fazer mal à saúde de uma forma geral, podem desencadear também problemas no estômago e no intestino. Sintomas como cólica, diarreia e refluxo são sinais de que algo não vai bem e é hora de procurar ajuda médica”, alerta dr. Petrus.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Garanhuns - PE
Atualizado às 05h36
19°
Muitas nuvens Máxima: 25° - Mínima: 18°
19°

Sensação

23.8 km/h

Vento

91.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anuncio ao lado de mais lidas
Banner sessão 1 Tyoflan (esportes)
Municípios
GastroMED
Últimas notícias
Crianças
Mais lidas
Anúncio