Anuncio 2 ALEPE
Libert’arte

Pernambuco lança Selo Libert’arte para valorizar produção de jovens da Funase

Marca, que terá estreia na Fenearte, estará presente em etiquetas de itens artesanais confeccionados em unidades socioeducativas

28/06/2019 14h00
Por: Jonathas William J.W / Garanhuns Notícias

O Governo de Pernambuco dá mais um passo para fortalecer o viés social do Pacto pela Vida. No próximo dia 3 de julho, data da abertura da 20ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), será lançado o Selo Libert’arte. A marca estará presente em etiquetas e embalagens de itens artesanais confeccionados por adolescentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). Os produtos estarão à disposição para mostra ou venda em um estande exclusivo da instituição. Ao adquiri-los, o público estará contribuindo com o processo de reintegração desses jovens à sociedade por meio da cultura e da arte.

No catálogo, haverá itens como tapetes, roupas, capas para botijão, porta-joias, bolsas, pesos de porta, garrafas para decoração, nécessaire, chaveiros, luminárias e cadernos, todos por preços que variam de R$ 3 a R$ 80. A produção, que ocorre durante oficinas ao longo do ano, será oriunda de unidades de internação, internação provisória e semiliberdade de todo o Estado. Os socioeducandos desenvolvem essas atividades com a ajuda de funcionários que atuam como oficineiros. Além da descoberta de vocações, a confecção de itens artesanais também pode se transformar em perspectiva de renda para o jovem que sai da Funase.

O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Sileno Guedes, explica que a ideia do Selo Libert’arte surgiu da necessidade de potencializar a divulgação do trabalho que é desenvolvido dentro do sistema socioeducativo, identificando essas peças para o público externo. “A realização de atividades de arte, cultura e profissionalização na Funase não é uma exceção, mas, sim, algo sistemático, diário. É o que, de fato, acontece por trás dos muros e que o público precisa conhecer. Por isso, com o Selo Libert’arte, estamos valorizando os produtos desse trabalho, aproximando-os da população e, principalmente, estimulando os socioeducandos, que estão vendo o resultado do seu esforço sendo abraçado e conhecido pelas pessoas”, afirma.

A participação da Funase na Fenearte ocorre desde a primeira edição, há 20 anos, mas a adoção de um selo de qualidade para os produtos disponibilizados no estande da instituição é inédita. A marca Libert’arte também estampará itens artesanais disponibilizados em outros ambientes, como a Casa da Cultura, onde há uma mostra permanente, e a sede da Funase, onde ocorrem exposições eventuais. Nos últimos meses, o sistema socioeducativo tem ampliado a visibilidade da produção artística dos adolescentes atendidos. Ao longo do primeiro semestre, por exemplo, uma exposição foi montada no Caruaru Shopping, no Agreste.

“A Fenearte, sem dúvida, é o auge da exposição de todo esse trabalho. Por isso, o lançamento do selo nessa ocasião é um marco pela importância do evento e pelo grande público que pode ser alcançado. Os adolescentes se sentem muito bem fazendo essas atividades artísticas e se preparam muito ao longo do ano. Eles percebem que, pelas próprias mãos, conseguem fazer a diferença, produzindo peças bonitas, que podem ser expostas e apreciadas pelas pessoas”, valoriza a presidente da Funase, Nadja Alencar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Anuncio ao lado de mais lidas
Banner sessão 1 Tyoflan (esportes)
Municípios
GastroMED
Últimas notícias
Crianças
Mais lidas
Anúncio