Anuncio 2 ALEPE
FRIO / FIG 2019

“Suíça Pernambucana”: Garanhuns registra a madrugada mais fria do ano

O clima na cidade já é de Festival, os moradores comemoram as baixas temperaturas dos últimos dias.

16/07/2019 08h03Atualizado há 1 mês
Por: Jonathas William J.W / Portal Garanhuns Notícias

A cidade de Garanhuns, situada no Planalto da Borborema -, agreste meridional de Pernambuco, registrou nesta terça-feira, 16 de julho, a madrugada mais fria do ano no estado. Os termômetros da cidade marcaram 14º graus Celsius.

Moradores da cidade que residem nas localidades mais altas, a exemplo das Colinas do Magano e Columinho, em contato com a redação do Portal Garanhuns Notícias afirmaram que em suas residências a temperatura chegou a 12ºC.  

Garanhuns está a 842 metros acima do nível do mar. No ponto mais elevado, a altitude chega a 1.030 metros.

A cidade está se preparando para a 29ª edição do Festival de Inverno, que começa na próxima quinta-feira, 18, com o espetáculo “O Som e a Sílaba”, de autoria de Miguel Falabella, e vai até o sábado, 27.

O clima na cidade já é de Festival, os moradores comemoram as baixas temperaturas dos últimos dias, o que deixa os milhares de turistas que vão visitar Garanhuns nesse período entusiasmados, na expectativa de curtir o FIG e se deleitar com o frio da “Suíça Pernambucana”.

Já o comercio da cidade espera aquecer as vendas nesse período, assim como a rede hoteleira que espera ocupação de oitenta (80%) a cem por cento (100%). O seguimento de bares e restaurantes também está na expectativa de alta no movimento, uma vez que o Governo do Estado através da Secretaria de Cultura e Fundarpe formalizaram para esta edição do FIG uma grade de programação artística cultural bem ao gosto do público que frequenta o Festival de Inverno de Garanhuns, com atrações de nível nacional em  todos os dias do evento.        

O mestre Dominguinhos tinha razão quando recitou em seus versos na música “Meu Garanhuns” ;

“Neve caindo. Ai, meu Deus, que coisa boa! Suíça pernambucana. É a Terra da Garoa”.

Já Luiz Gonzaga ousou um pouco mais, e classificou Garanhuns como a "Suíça brasileira" na música “Onde o Nordeste Garoa” -, letra composta pelo poeta caruaruense Onildo Almeida;

“Conheço uma cidade bem pernambucana. Que todo mundo chama de Suíça brasileira. Água pura, clima frio na realidade. Garanhuns é uma cidade linda e tão brejeira”.

O clima típico de uma "cidade de inverno", semelhante ao de Campos do Jordão (SP), é explicado pela localização geográfica. Garanhuns está situada sobre sete colinas - Monte Sinai, Triunfo, Columinho, Ipiranga, Antas, Magano e Quilombo.

Como se já não bastassem o clima e a paisagem típica das regiões montanhosas, Garanhuns fica sobre uma reserva hidromineral, onde há várias fontes de água mineral.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Garanhuns - PE
Atualizado às 14h46
26°
Pancada de chuva Máxima: 27° - Mínima: 17°
27°

Sensação

25.3 km/h

Vento

53.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anuncio ao lado de mais lidas
Banner sessão 1 Tyoflan (esportes)
Municípios
GastroMED
Últimas notícias
Crianças
Mais lidas
Anúncio