Anuncio 2 ALEPE
POLÊMICA / FIG 2019

POLÊMICA NO FIG 2019

Confira na matéria

17/07/2019 18h04Atualizado há 1 mês
Por: Jonathas William J.W / Portal Garanhuns Notícias

Pela primeira vez em 29 edições do Festival de Inverno de Garanhuns haverá restrição ao trabalho da imprensa na cobertura do evento. Segundo um informe divulgado pela Prefeitura de Garanhuns, as vésperas do maior Festival Multicultural da América Latina, esse ano os profissionais de imprensa digital e escrita (Blogs, sites, portais, revistas e jornais) terão acesso restrito e limitado aos camarotes -, sendo permitido apenas o acesso de um profissional por vez desses veículos no espaço exclusivo para imprensa -, não sendo mais permitido que o profissional tenha acesso ou trânsito nas demais dependências dos camarotes.

O que chama a atenção no informe divulgado pela Prefeitura de Garanhuns nas regras definidas de acesso aos camarotes é, que, o espaço destinado para à imprensa credenciada por meio de convocatória será menor do que nos anos anteriores, comportando apenas 50 profissionais por noite -, sujeito ao impedimento de acesso caso esse número seja alcançado, o que é estranho para aqueles que sempre cobriram o FIG, é que nunca foi registrado esse número de profissionais ocupando o espaço destinado a imprensa, uma vez que boa parte do espaço é ocupado com os equipamentos das Rádios e TVs, que tem prioridade nesse espaço.

Outro fato que chama a atenção nas regras divulgadas pela Prefeitura de Garanhuns é o limite imposto aos profissionais da imprensa digital e escrita que também tem expediente digital. Fato estranho numa época onde as plataformas digitais tem ocupado cada vez mais espaço na comunicação social, - na era digital a informação chega primeiro pelas mídias digitais. Muitos desses profissionais que operam mídias digitais (Sites, Blogs, e Portais de Notícias) não cobrem apenas os shows do Palco Mestre Dominguinhos (onde estará frontalmente posicionado o espaço da imprensa), mas também fazem a cobertura e o registro jornalístico de personalidades e autoridades que transitam e frequentam o FIG no espaço dos camarotes.

Uma pergunta que não quer calar é, estaria o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis retaliando a imprensa pelas frequentes críticas e denúncias feitas a sua administração?                 

No informe divulgado pela Prefeitura de Garanhuns através da Secretaria de Comunicação (Secom), ficou decidido as seguintes regras;

- O acesso da imprensa credenciada será por meio de uma entrada independente, que será distinta do acesso geral ao camarote.

- Haverá controle de entrada, realizado pela equipe de segurança contratada pela empresa que administra os camarotes.

- O camarote destinado à imprensa também foi reduzido, o espaço comportará apenas 50 profissionais por noite. O que ocasionará na diminuição de acessos por noite de cada veículo. Ficando estabelecido o seguinte: Blogs, jornais, revistas, sites e portais – 01 acesso por noite TV´s e rádios – máximo de 3 acessos por noite.

- Após ocupados os 50 acessos, só poderá haver um novo acesso com a troca do profissional (revezamento) por outro do mesmo veículo que precise acessar o espaço.

O informe divulgado pela Prefeitura de Garanhuns diz que após uma reunião na manhã de hoje (17), com o engenheiro responsável pela montagem da estrutura dos camarotes ficou decidida às medidas e regras acima expostas. (O informe responsabiliza a empresa pelas novas regras, só não foi informado que empresa é essa, - se é a empresa responsável pela montagem dos camarotes ou é a empresa que administra os camarotes durante o FIG. Outro ponto que não ficou claro é o nome da empresa).   

“Como a estrutura destinada aos camarotes em geral sofreu diminuição, automaticamente o camarote destinado à imprensa também foi reduzido. De acordo com o engenheiro responsável”, (Secom/PMG).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Garanhuns - PE
Atualizado às 15h58
24°
Pancada de chuva Máxima: 27° - Mínima: 17°
24°

Sensação

26.6 km/h

Vento

58.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anuncio ao lado de mais lidas
Banner sessão 1 Tyoflan (esportes)
Municípios
GastroMED
Últimas notícias
Crianças
Mais lidas
Anúncio