Anuncio 2 ALEPE
FIG 2019

Balanço Político do FIG 2019

Confira na matéria

Tempero Político por Jonathas William

Tempero Político por Jonathas WilliamA Notícia Política com o tempero certo. Sem faltar o ingrediente principal, a verdade dos fatos!

04/08/2019 08h48Atualizado há 3 semanas
Por: Jonathas William J.W / Portal Garanhuns Notícias

Ainda repercute o sucesso do FIG 2019, uma semana depois do término da 29º edição do Festival de Inverno de Garanhuns, o assunto predominante  nas rotas políticas da cidade é a força que o Governo do Estado demonstrou durante os nove dias de evento. Com um investimento na ordem de mais de 8 milhões de reais que foram destinados, à formalização, organização, divulgação, infraestrutura, segurança e programação do FIG 2019, o Governo do Estado se redimiu das criticas sofridas nas duas últimas edições do FIG, que devido à crise econômica que o país vem passado desde 2015, o Governo do Estado teve que fazer cortes em seu orçamento. Feita a tarefa econômica, o estado agora respira um pouco mais aliviado.    

O sucesso do FIG 2019 e o seu retorno positivo levou o Governo do Estado a produzir um vídeo institucional que tem sido divulgado em todos os canais de TV do estado sobre o FIG 2019, o vídeo fala sobre a importância cultural do FIG para o estado de Pernambuco, e o seu impacto econômico na região. Além da vinculação nas TVs locais desse institucional ele tem sido distribuído nas redes sociais oficiais do governo.

Paulo Câmara – O governo aportou em Garanhuns com toda a sua força institucional -, no primeiro final de semana do FIG o governador Paulo Câmara (PSB) cumpriu uma extensa e positiva agenda na cidade e na região, inaugurando obras e lançando serviços -, ele trouxe para Garanhuns a cúpula do seu governo; secretários, assessores e deputados da base, a exemplo do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado Eriberto Medeiros (PP). No último final de semana foi à fez da vice-governadora, Luciana Santos (PCdoB), prestigiar o FIG e representar Paulo Câmara, ela também cumpriu agenda na cidade, participando de alguns eventos dentro da programação do FIG.  

Sivaldo Albino – Esse sim, um deputado que há muito tempo Garanhuns queria e precisava ter. Aliado, prestigiado, bem articulado e alinhado com o Governo do Estado, Sivaldo Albino (PSB) viveu uma verdadeira maratona durante o FIG 2019, participou de tudo, não ficou de fora de nada. Quem acompanhou as redes sociais de Sivaldo viu que ele estava em todas, quase onipresente, visitado todos os polos, falando com todo mundo, cumprimentando os amigos e eleitores com um peculiar comportamento de simplicidade e gentileza, algo que lhe difere muito do prefeito de Garanhuns. Quem viu Sivaldo transitando no FIG não o viu cercado de seguranças ou de “aspones”.

Sivaldo foi um verdadeiro anfitrião do governador Paulo Câmara em Garanhuns, participando de toda a sua agenda política na cidade e na região, o recebendo inclusive em sua residência para um jantar descontraído com vários convidados, entre eles; alguns empresários da cidade, jornalistas e políticos da região. Um fato que chamou a atenção nesse jantar na casa de Sivaldo Albino, foi que Paulo Câmara interagiu com todos os convidados. Depois do  jantar o deputado e o governador tiveram uma longa conversa reservada, segundo fontes trataram das eleições de 2020.

Antes de Sivaldo o último deputado estadual eleito por Garanhuns foi Izaías Régis (PTB), atual prefeito da cidade, nos seus três mandatos de deputado – mais de 10 anos no legislativo estadual não conseguiu se afinar com nenhum governador do estado, e foram três governadores diferentes, Jarbas Vasconcelos, Mendonça Filho e Eduardo Campos (duas vezes). E agora como prefeito prefere medir forças com o estado.

Sivaldo Albino ll – Desde que assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado, Sivaldo Albino tem sido prestigiado pelo governador Paulo Câmara, assim que ele assumiu ganhou logo a indicação para ser o líder do governo na Alepe. Nos bastidores da casa se comenta que ele é o preferido de Paulo Câmara. Verdade ou não, o fato é que Sivaldo tem sido mesmo muito prestigiado pelo governador.

Na estadia de Paulo Câmara em Garanhuns, o governador fez questão que Sivaldo estivesse junto com ele em todos os eventos que participou. Uma fonte nos confidenciou que o governador definiu com a sua assessoria para que Sivaldo estivesse lado a lado com ele durante a sua agenda oficial no agreste. Sivaldo se tornou um aliado de primeiríssima hora de Paulo Câmara, inteligente e articulado, desenvolveu uma habilidade política muito rara, algo que falta nos pseudos políticos de Garanhuns.

Izaías Régis – Esse não, se teve alguém que tentou faturar com o sucesso do FIG e não conseguiu foi o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), que percebendo a força do governo do estado tentou se desfazer das criticas e oposição que sempre o acompanhou contra o governador Paulo Câmara. Izaías ficou pequeno, quase imperceptível nesse FIG, uma tormenta para quem gosta de roubar a cena com discursos populistas.

No ano passado com as polêmicas geradas por conta da programação e das falas de alguns artistas no FIG, Izaías deitou e rolou em cima do governador, o acusando de ter sido o responsável pelos episódios polêmicos, e de está ausente na elaboração da programação. Era ano de eleição, e o prefeito de Garanhuns tentou politizar os incidentes daquele FIG, talvez na tentativa de influenciar o eleitor; o plano não deu certo, Paulo Câmara foi reeleito, e derrotou mais uma vez Armando Monteiro (PTB), e Sivaldo Albino foi o majoritário em Garanhuns, e um dos  mais votados no Agreste Meridional. Com a derrota de Amando Monteiro e o enfraquecimento do grupo do seu padrinho político, Izaías parece agora querer levantar a bandeira da paz com o governo do estado, algo difícil para quem costuma fazer política com o fígado.

Luizinho Roldão – Vem crescendo, de olho nele! Articulado, inteligente, carismático, e cotado para ser candidato a prefeito no próximo pleito. Luizinho Roldão vem crescendo e se tornado cada vez mais conhecido na cidade, com uma rede social bem movimentada com milhares de seguidores o seu nome vem sendo ventilado como possível candidato a prefeito de Garanhuns em 2020. Durante o FIG Luizinho se encontrou com a vice-governadora Luciana Santos que reforçou o convite para ele se filiar ao seu partido, o PCdoB -, antes Luizinho já havia se encontrado com a cúpula do PCdoB no estado. Luizinho também participou de encontros com outras autoridades políticas que estiveram prestigiando o FIG esse ano.

Luizinho Roldão é hoje o principal opositor do governo de Izaías Régis, responsável pelas principais denúncias contra o seu governo. Luizinho tem sido uma verdadeira pedra no sapato de Régis, e suas ações têm abalado às estruturas do Palácio Celso Galvão. Como estaria a popularidade de Izaías Régis hoje se não fosse às denuncias e a oposição protagonizada por Luizinho ao seu governo? Luizinho Roldão é uma verdadeira caixa preta, têm muita informação arquivada.     

Imprensa – Parcialmente boicotada. Esse talvez tenha sido o único ponto negativo nessa 29º edição do FIG, o acesso restrito da imprensa aos camarotes de última hora pegou a mesma de surpresa. As vésperas do inicio do FIG a imprensa foi informada pela prefeitura de Garanhuns que o seu acesso à parte social dos camarotes estava vetada, assim como a imposição de regras no trânsito dos profissionais dentro da área reservada, algo inédito em 29 edições do FIG. No informe divulgado pela prefeitura foi dito que o motivo dessa mudança se dava por conta da redução dos camarotes, e por tanto os veículos e seus profissionais teriam seu espaço e o seu trânsito limitado. Para alguns profissionais da imprensa essas medidas foram uma retaliação por parte daqueles que andam chateados com a imprensa local, e não queriam ser incomodados em seus luxuosos camarotes regados a vinho e uísque caro.

Abaixo fotos do governador Paula Câmara cumprindo agenda em Garanhuns e no Agreste Meridional 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Garanhuns - PE
Atualizado às 16h08
24°
Pancada de chuva Máxima: 27° - Mínima: 17°
24°

Sensação

26.6 km/h

Vento

58.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anuncio ao lado de mais lidas
Banner sessão 1 Tyoflan (esportes)
Municípios
GastroMED
Últimas notícias
Crianças
Mais lidas
Anúncio