Anuncio 2 ALEPE
Setembro Amarelo

Setembro Amarelo promove atividades de prevenção ao suicídio em Garanhuns

Programação segue até o dia 30 deste mês, quando será realizado o ‘Dia D’ da campanha

04/09/2019 11h35
Por: Jonathas William J.W / Portal Garanhuns Notícias

Ao longo deste mês, a Secretaria Municipal de Saúde promove uma programação em alusão à Campanha Setembro Amarelo, que busca conscientizar sobre a prevenção do suicídio. Diversas ações serão promovidas no município, com o objetivo de alertar a população sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo, além das suas formas de prevenção.

A programação terá início nesta terça-feira (03), e segue até o dia 30 deste mês; quando será promovido o ‘Dia D’ da campanha, com uma mobilização social de prevenção ao suicídio, no Largo do Colunata, no centro de Garanhuns. Também vão ser realizadas diversas palestras em instituições públicas e privadas, com as equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps’s) e Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, que também vivenciam o período.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídios podem ser evitadas. De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos e Notificação (Sinan); em Garanhuns, 81 tentativas de suicídio foram registradas no período de janeiro até junho deste ano. Deste total, 53 são mulheres e 28 homens.

A secretária municipal de Saúde, Nilva Mendes, destaca a importância das ações na promoção do amplo debate do tema junto à população. “A saúde mental é uma das nossas prioridades. Temos uma equipe qualificada para ajudar as pessoas e atuar na prevenção do suicídio, que muitas vezes ainda é tratado como tabu pela sociedade”, pontuou a titular da pasta.

Como buscar ajuda — O município de Garanhuns dispõe de profissionais capacitados à orientação dentro da Rede de Atenção Psicossocial, mais especificamente nos dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps AD e Caps Flores). Além das equipes das Unidades Básicas de Saúde, que contam com o trabalho de psicólogos do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), e funcionam de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h.

Secom/PMG

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Garanhuns - PE
Atualizado às 21h29
20°
Poucas nuvens Máxima: 28° - Mínima: 16°
20°

Sensação

20.4 km/h

Vento

91.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anuncio ao lado de mais lidas
Banner sessão 1 Tyoflan (esportes)
Municípios
GastroMED
Últimas notícias
Crianças
Mais lidas
Anúncio