Anuncio 2 ALEPE
Capacitação

V Geres realiza capacita sobre o teste do pezinho

Confira na matéria

23/09/2019 21h49
Por: Jonathas William J.W / Portal Garanhuns Notícias

Entre os dias 16.09 e 17.09, foi realizada, em Garanhuns, a Capacitação em Triagem Neonatal Biológica para os 13 municípios da V Gerência Regional de Saúde (Geres), com o objetivo de ampliar novos pontos de coleta para melhoria do acesso ao teste do pezinho. A Secretaria de Saúde de Garanhuns foi parceira na realização, concedendo estrutura para os encontros. O município pretende implantar o teste em 100% de suas Unidades Básicas de Saúde. Em todas as outras cidades da Regional, a oferta será ampliada de acordo com a capacidade e necessidade de cada local.

Segundo a gestora da V Geres, Catarina Tenório, o objetivo é a descentralização do teste do pezinho. "Atualmente, o Hospital Dom Moura é a referência regional para esse teste. Com mais municípios aptos a oferecer o serviço nos Postos de Atenção Básica, teremos maior agilidade para atender à população, ampliando a cobertura", afirma a gestora.

A capacitação propiciou aos 128 profissionais (enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem) instruções sobre as doenças identificadas na triagem: Hipotireoidismo Congênito; Fenilcetonúria; Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias; e Fibrose Cística; além de informação e orientação sobre a importância do teste do pezinho. Técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) foram os responsáveis pela capacitação em Garanhuns, com apoio de profissionais do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE) e da V Geres.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Anuncio ao lado de mais lidas
Banner sessão 1 Tyoflan (esportes)
Municípios
GastroMED
Últimas notícias
Crianças
Mais lidas
Anúncio