Anuncio 2 ALEPE
Território das Artes

Começa neste sábado a Mostra Marcos de Freitas

Confira na matéria

04/10/2019 20h05
Por: Jonathas William J.W / Portal Garanhuns Notícias

É a 11ª edição do projeto, que vai promover exposições, diálogos, exibição de filmes e apresentações de dança, música e teatro gratuitamente. Será de 5 a 29 de outubro

As tradições culturais afro-brasileiras serão o mote da 11ª Mostra Marcos Freitas – Território das Artes que o Centro de Produção Cultural e Negócios do Sesc (CPC) realiza de 5 a 29 de outubro, em Garanhuns. Com o tema “Afrobrasilidades” e uma programação descentralizada, vai contar com a participação, dentre outros, de Lia de Itamaracá; os Mestres Ciço Gomes e Assis Calixto que trazem as diversas sonoridades do Coco; Gabi da Pele Preta, representante da nova cena musical pernambucana; Guitinho da Xambá e Conceição dos Prazeres, que trazem a ancestralidade dos rituais africanos; Gonzaga de Garanhuns, mestre do Reisado; Adiel Luna e o escritor nigeriano Sunny. Também estarão presentes outros grandes nomes do cenário artístico cultural de Garanhuns e do Estado.

As ações envolvem atividades nas linguagens do audiovisual, artes visuais e cênicas, música e literatura. “A Mostra traz à discussão questões sobre ancestralidade, pertencimento, liberdade, oralidades, territórios de saberes e fazeres e como estes temas se relacionam entre Garanhuns e as cidades do Corredor Cultural que compõe seu entorno”, explica Josimar Araújo, coordenador geral do projeto. A Mostra Marcos Freitas também vai tratar de como descobrir “caminhos” de diálogo do que se produz no interior do estado e de que forma pode-se reverberar para além das fronteiras territoriais das cidades, junto aos artistas e fazedores culturais, com a perspectiva de desenvolver redes de articulação e discussão sobre mercado e espaços de trabalho para esta cadeia criativa pulsante e latente.

Neste sábado (05), primeiro dia da Mostra, as apresentações serão no Castelo de João Capão, a partir das 13h. Com entrada gratuita, o público vai poder assistir a uma vasta programação, com música, literatura, agroecologia e meio ambiente, cinema, artesanato e brechó. Na terça-feira (08), a abertura oficial acontecerá às 16h, no Hall do CPC, com a apresentação dos artistas Guitinho de Xambá e Conceição dos Prazeres (PE), em um espetáculo concebido especialmente para a Mostra, onde a história e musicalidade de uma nação estarão em cena através do corpo, voz e ritual destes “encantadores”. A programação completa pode ser conferida pelo site do Sesc: https://www.sescpe.org.br/2019/10/01/29090/.

Gratuidade – em comemoração ao mês do Comerciário, todas as unidades do Sesc Pernambuco vão oferecer, em outubro, gratuidade na confecção ou atualização do cartão para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo de comerciários e seus dependentes. Ele garante descontos nas ações de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social, como hospedagens nos hotéis do Sesc, espetáculos, parque aquático e restaurantes das unidades. O titular pode incluir como dependentes cônjuge ou companheiro de união estável, pessoas sob guarda de menores de 21 anos, estudantes com idade até 24 anos, pai, mãe, madrasta, avó e avô. Para fazer a emissão, é necessário ir ao Ponto de Atendimento. Para outras informações e relação dos documentos necessários: www.sescpe.org.br.

Sesc - O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

SERVIÇO:

 

11ª Mostra Marcos Freitas – Território das Artes

Data: de 5 a 29 de outubro em Garanhuns

 

Sábado (05/10) – Castelo de João Capão

Ajodun Oba (Festa do Rei)

13h | Mercado e Consumo Consciente - Brechó e Artesanato - Coletivo Arte na Rua

14h | Tecnologia Alternativa: Agroecologia, Sustentabilidade e Meio Ambiente – Roda de Conversa com Tainá Gouveia (PE) e mediação de Morgana Brandão (PE)

16h | Canarinho da Simbaíba (Documentário) – Comunidade Quilombola Curiquinha dos Negros – Duração: 30m (Livre)

17h | Negras Poesias – Coletivo Poético (PE)

18h | Loas – Mestre Juarez do Timbó e Coco Terra da Lua (PE)

19h | Agreste Profundo – Rogério Diniz (PE), Gido Silva (PE) e Fabrício Cajueiro (PE) 

Terça (08/10) Hall do CPC Sesc

Iyá Ni Wurá, Babá Ni Digi (Mãe é Ouro, Pai é Vidro)

16h | Do Ritmo Ao Rezo – Guitinho da Xambá (PE) e Conceição dos Prazeres (PE) 

Programação completa no site: https://www.sescpe.org.br/2019/10/01/29090/

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Anuncio ao lado de mais lidas
Banner sessão 1 Tyoflan (esportes)
Municípios
GastroMED
Últimas notícias
Crianças
Mais lidas
Anúncio