Anuncio 2 ALEPE
SARAMPO

Sábado (15.02): Dia D contra o sarampo em PE é voltado para público de 5 a 19 anos

Municípios foram estimulados a, além da abertura das salas de vacina, ofertarem postos volantes para chegar mais próximos à população

14/02/2020 05h39Atualizado há 2 semanas
Por: Jonathas William J.W / Garanhuns Notícias

Neste início de ano já foram confirmados 11 casos de sarampo em Pernambuco, concentrados na Região Metropolitana do Recife (RMR). Os dados reforçam que o vírus da doença continua em circulação no Estado e a importância de manter a vacinação em dia em todo o grupo prioritário, formado por pessoas de 6 meses a 49 anos. Além das atividades de rotina, já que a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, está disponível diariamente nos postos de saúde, no momento, o país vive uma campanha nacional para ampliar a imunização nas crianças e jovens entre 5 e 19 anos.

A ação terá seu Dia D neste sábado (15.02), com a abertura das salas de vacina e de pontos volantes para chegar mais próximo à população. O secretário estadual de Saúde, André Longo, participa da campanha no Recife, juntamente com o secretário de Saúde da capital pernambucana, Jailson Correia, na Upinha 24h Dr. Moacyr André Gomes (Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, 5.400, Casa Amarela, Recife).

Em Pernambuco, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 70 mil pessoas entre 5 e 19 anos ainda precisam ser imunizadas. "Em 2019 confirmamos mais de 80 confirmações de sarampo no público prioritário desta campanha. Neste ano, já temos 1 caso confirmado. Esses dados só confirmam a importância desses pernambucanos manterem a caderneta de imunização atualizada. Estamos estimulando os municípios a realizarem ações focadas nessa população e convocando os pais ou responsáveis a aderirem ao Dia D. Precisamos do esforço de todos os entes da sociedade para conseguir quebrar a cadeia de transmissão do sarampo em Pernambuco", ressalta André Longo.

De rotina, 98 mil doses da vacina contra o sarampo são distribuídas para os municípios pernambucanos mensalmente. Neste mês de fevereiro, o quantitativo subiu para 147 mil. "Todas as cidades estão devidamente abastecidas para realizarem suas atividades de imunização", pontua a superintendente das Doenças Imunopreveníveis e Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo. "Importante lembrar que as pessoas entre 5 e 19 anos devem ter duas doses da tríplice viral para estar devidamente protegidas.Durante a campanha, é possível iniciar ou finalizar o esquema com a dose que falta. Quem já tomou as duas doses não precisa mais se preocupar", ressalta a superintendente.

OUTROS PÚBLICOS - O Dia D de vacinação contra o sarampo é voltado exclusivamente para as crianças e jovens entre 5 e 19 anos. Contudo, nos dias de semana, a tríplice viral continua disponível para todos entre 6 meses e 49 anos. "Já temos casos confirmados na população entre 6 meses e menores de 1 ano e em adulto na faixa etária dos 40 anos, mostrando que a doença pode afetar a todos. A vacina se torna o meio mais seguro e eficaz de proteger nossa população", ratifica Ana Catarina.

DADOS - Até 1º de fevereiro de 2020, foram notificadas 52 suspeitas de sarampo em Pernambuco, com 11 confirmações e 17 descartes, estando os demais em investigação. Os casos confirmados foram em Igarassu (1), Ipojuca (3), Olinda (1), Paulista (3) e Recife (2), na I Geres; e Sirinhaém (1), na III Geres.

Em 2019 foram 319 casos confirmados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Garanhuns - PE
Atualizado às 15h14
32°
Poucas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 21°
33°

Sensação

22.4 km/h

Vento

45.9%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anuncio ao lado de mais lidas
Banner sessão 1 Tyoflan (esportes)
Municípios
GastroMED
Últimas notícias
Crianças
Mais lidas
Anúncio