Sábado, 11 de Julho de 2020 13:29
(87) 9.8130-1122
Saúde Coronavírus

Pernambuco tem 19 casos do novo coronavírus e detecta a primeira transmissão comunitária

Novo boletim foi divulgado, na noite desta terça (17). Decreto proíbe eventos com mais de 50 pessoas, em todo o estado. Aeroporto de Noronha será fechado dia 21.

17/03/2020 22h26 Atualizada há 4 meses
Por: Central Fonte: G1 PE
Secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, anunciou o primeiro caso de transmissão comunitária no estado — Foto: Pedro Alves/G1
Secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, anunciou o primeiro caso de transmissão comunitária no estado — Foto: Pedro Alves/G1

 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
00:00/06:08
 
 
 
 
 
 
 

Pernambuco tem 19 casos confirmados do coronavírus e veta eventos com mais de 50 pessoas

 

O boletim divulgado na noite desta terça-feira (17) aponta que Pernambuco tem 19 casos de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, um a mais do que a lista de segunda (16). O governo também informou que foi detectada a primeira transmissão comunitária, quando não é possível estabelecer de onde partiu o contágio (veja vídeo acima).

O governo de Pernambuco também anunciou, nesta terça, um decreto que proíbe eventos com mais de 50 pessoas, para tentar evitar o contágio pelo novo coronavírus. Também foi determinado o fechamento de museus, cinemas, academias e equipamentos culturais.

Outra decisão divulgada, durante coletiva, no Palácio do Campo das princesas, sede do governo estadual, é o fechamento do aeroporto de Fernando de Noronha, a partir de 21 de março, para turistas. Na ilha, já está proibido entrar na área do parque nacional.

De acordo com o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, o caso configurado de transmissão comunitária é de uma mulher de 63 anos, moradora do Recife. Ao todo, há 357 notificações para a doença Covid-19.

 

 

“Ela viajou internamente pelo Brasil, foi ao Rio Grande do Sul, é quando voltou teve sintomas da doença. Inicialmente, ela não entraria como caso suspeito, mas o médico tem autonomia para suspeitar, de acordo com a história, e pedir a testagem, mesmo que o paciente não esteja exatamente dentro das regras do Ministério da Saúde. Ela está em isolamento domiciliar, acompanhada pela Atenção em Saúde do Recife”, explicou.

 

Ainda segundo André Longo, há 250 casos ainda sendo investigados, 85 descartados e outros três prováveis, de pessoas que tiveram contato com pessoas que tiveram confirmação para a Covid-19. Do total de ocorrências notificadas, 223 são de mulheres e 134, homens.

“Um dos casos investigados é de uma pessoa em Fernando de Noronha. Por causa disso, a autoridade sanitária estadual está recomendando o fechamento do aeroporto local a partir do dia 21”, afirmou Longo.

De acordo com o administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha, a partir do dia 21, foi planejado um fluxo semanal de voos para a ilha, reservado a moradores e servidores estaduais, municipais e federais que trabalham no local.

“Iniciamos conversas com as duas companhias aéreas que operam na ilha e a Azul garantiu um voo semanal para moradores e servidores. Os turistas que estão na ilha precisam, antes disso, contactar suas companhias para organizar sua saída”, afirmou.

Garanhuns - PE
Atualizado às 13h22 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 25°

25° Sensação
23.1 km/h Vento
51.6% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (12/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 24°

Sol e Chuva
Segunda (13/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias