Quarta, 28 de Outubro de 2020 02:29
(87) 9.8130-1122
Cidades Professores

MPPE recomenda que prefeitura de Cachoeirinha reverta suspensão de contratos de professores da rede municipal

O MPPE também recomendou que a prefeitura adote medidas alternativas para reduzir custos em razão da pandemia do Covid-19

08/05/2020 18h45 Atualizada há 6 meses
Por: Jonathas William J.W / Garanhuns Notícias
MPPE recomenda que prefeitura de Cachoeirinha reverta suspensão de contratos de professores da rede municipal

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de Cachoeirinha anular o Decreto Municipal nº031/2020 e a Portaria nº364/2020, que estabeleceram a suspensão dos contratos temporários de professores da rede municipal de ensino. Por meio da recomendação, o MPPE pleiteia que o gestor público reverta a suspensão dos contratos e busque adotar medidas alternativas, como a concessão de férias coletivas, trabalho remoto ou mesmo a ampliação do banco de horas da categoria.

“Esses profissionais foram contratados no fim de 2019, por meio de uma seleção simplificada. Agora, com a pandemia do Coronavírus, o prefeito optou por suspender os contratos, o que na prática deixou os professores sem pagamento. Porém, como eles ainda possuem vínculo formal com o município, não podem recorrer ao auxílio emergencial, o que está causando problemas para sua subsistência”, ressaltou o promotor de Justiça Diogo Vital.

Ainda segundo o promotor de Justiça, a legislação municipal que disciplina as contratações temporárias não prevê a hipótese de suspensão contratual. A possibilidade de suspensão foi determinada através do Decreto Municipal nº031/2020, ato administrativo que não poderia ser utilizado para ampliar as competências de uma lei municipal. Também não existe previsão para a suspensão de contratos temporários na Lei Federal nº13.979/2020, que dispõe sobre as medidas de enfrentamento ao Covid-19.

A única hipótese permitida é a rescisão contratual, medida que, no entendimento de Diogo Vital, poderia trazer prejuízos futuros aos estudantes, visto que com a rescisão dos contratos a Prefeitura de Cachoeirinha seria obrigada a fazer uma nova seleção de professores antes de poder retomar as aulas presenciais, gerando mais atrasos no calendário escolar de 2020.

O prefeito de Cachoeirinha tem um prazo de três para informar ao MPPE se acata ou não as medidas recomendadas.

Cachoeirinha - PE

Cachoeirinha - Pernambuco

Sobre o município
Garanhuns - PE
Atualizado às 02h25 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 29°

18° Sensação
25.5 km/h Vento
85.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Sexta (30/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias