Sábado, 06 de Junho de 2020 14:06
(87) 9.8130-1122
Saúde Barreiras Sanitárias

FINALMENTE: Prefeitura de Garanhuns instala barreiras sanitárias e bloqueios em vias públicas na cidade

As medidas foram tomadas visando frear o avanço do coronavírus no município

18/05/2020 18h47 Atualizada há 3 semanas
Por: Jonathas William J.W / Garanhuns Notícias
FINALMENTE: Prefeitura de Garanhuns instala barreiras sanitárias e bloqueios em vias públicas na cidade

O prefeito de Garanhuns Izaías Régis (PTB), finalmente tomou uma medida que há a muito estava sendo aguardado pela população - instala barreiras sanitárias e bloqueios em vias públicas na cidade.

Ao passo que outros gestores municipais de cidades circunvizinhas a Garanhuns já tinham tomado essa medida sanitária, inclusive fechando determinados acessos as suas cidades e permitindo apenas um acesso com rigorosa fiscalização sanitária -, a prefeitura de Garanhuns tardiamente decidiu tomar essa medida, como forma de frear o avanço de casos de coronavírus do município.

Todavia, as medidas ora tomadas são extremamente necessárias e urgentes, porém tardias. Nos últimos dias Garanhuns viu implodir os casos de contaminação por coronavírus na cidade, mesmo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde – OMS, e com o decreto do Governo do Estado que dentre outras medidas restringe o tráfico de pessoas nas ruas e obriga o uso de máscaras em locais públicos e estabelecimentos comerciais autorizados, os casos de coronavírus em Garanhuns cresceu de forma preocupante.

Talvez o que explica esses números crescentes e preocupantes em Garanhuns seja justamente a negligencia do poder público municipal na fiscalização do transito de veículos vindos de outras localidades e de pessoas nas ruas do centro  comercial da cidade. O que se viu nas ruas e avenidas do centro de Garanhuns desde o inicio da pandemia, foi uma verdadeira agitação de carros e pedestres, parecia que a cidade não estava vivendo uma pandemia -, lojas comerciais apesar de estarem com as portas fechadas ou “semi-fechadas” funcionavam a todo vapor, o que gerou aglomerações.

O resultado dessa falta de atitude e negligência do gestor municipal é o aumento de contaminações por coronavírus na cidade. Garanhuns já contabiliza a triste marca de 97 casos confirmados e nove mortes.

NOTA DA PREFEITURA - Com o intuito de intensificar as medidas de combate ao novo coronavírus, a Prefeitura de Garanhuns adota, a partir desta segunda-feira (18), a criação de cinco barreiras sanitárias e 15 bloqueios de vias em pontos estratégicos da cidade. A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, em parceria com o Exército Brasileiro, Polícia Militar e Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), irá disponibilizar equipes nas entradas, vias de acesso e pontos estratégicos do território municipal. A implantação dos bloqueios e barreiras sanitárias faz parte do Decreto Municipal 042/2020, emitido na última quarta-feira (13).

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu treinamentos para os profissionais que irão atuar nas barreiras sanitárias e pontos de bloqueio. De acordo com a pasta, aproximadamente 30 servidores estarão posicionados nos pontos, trabalhando em sistema de rodízio. A AMSTT contará com um efetivo de 28 guardas municipais, distribuídos nos bloqueios e barreiras. Entre as ações realizadas nas barreiras estão à aferição da temperatura de condutores e passageiros, além do cadastro de dados e desinfecção de todos os veículos que passarem pelos locais.

A titular da pasta, Nilva Mendes, destacou a importância da implantação das barreiras. “Adotamos esta medida buscando minimizar a circulação do vírus na cidade. Com o cadastro de dados dos veículos, nós poderemos ter dados importantes sobre quem entra no município, e assim, acompanhar todas esta população”, ressaltou a gestora.

 

 

Garanhuns - PE
Atualizado às 13h57 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 18° Máx. 25°

25° Sensação
21.4 km/h Vento
52.7% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (07/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (08/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 25°

Sol e Chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias