Domingo, 14 de Junho de 2026
14°C 25°C
Garanhuns, PE
Publicidade

Hospital Regional de Araguaína conta agora com tomógrafo na unidade

Equipamento vai aprimorar a qualidade da assistência oferecida aos pacientes na unidade hospitalar

Central
Por: Central Fonte: Secom Tocantins
30/08/2021 às 13h00
Hospital Regional de Araguaína conta agora com tomógrafo na unidade
Unidade ganha na agilidade para emissão dos laudos - Foto: SES/Governo do Tocantins

Os pacientes acolhidos pelo Hospital Regional de Araguaína (HRA) contam agora com a eficiência e precisão de um aparelho de tomografia instalado dentro da unidade. O tomógrafo faz parte dos serviços de telerradiologia, recentemente contratados pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Saúde (SES), e é capaz de detectar mínimas alterações em ossos, tecidos e órgãos. Por consequência, isso aprimorará, ainda mais, a qualidade da assistência oferecida na unidade hospitalar.

Segundo o ortopedista e diretor técnico do HRA, Sérgio Nogueira Aguiar, “ter um aparelho deste na unidade é de suma importância, pois antes tínhamos que levar o paciente para fora do hospital. A locomoção acarretava instabilidade no quadro clínico, além do trabalho que a equipe tinha em fazer este deslocamento. Agora, com o tomógrafo dentro do hospital, os exames são feitos com mais conforto, celeridade e temos com isso uma melhora considerável no atendimento, evolução do paciente e na rapidez do prognóstico”.

Além dos benefícios mencionados pelo diretor, o tomógrafo trouxe economicidade para o erário público. “Antes, além do tempo que demandava em solicitação de locomoção de pacientes, tínhamos ainda os custos no transporte, principalmente com os pacientes que precisavam de Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) móveis. Outro grande benefício é a agilidade nos laudos, que passarão a ser de até no máximo 72 horas. Para pacientes de urgência e emergência, o laudo sai em duas horas, já para pacientes internados o prazo é 24 horas e no caso de pacientes de Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), 48 horas. Para os ambulatoriais, 72 horas”, destaca a superintendente de Unidades Próprias da SES, Elaine Sanches.

“Ver o Hospital Regional de Araguaína equipado para atender a demanda dos usuários do Sistema Único de Saúde é uma grande conquista, pois a primeira vez que estive na unidade senti esta necessidade. Um hospital com 250 leitos e com um grande fluxo, principalmente de pacientes com traumas, precisa de uma rápida conclusão de diagnóstico e definição da conduta terapêutica. Com isso ganhamos em qualidade na assistência e otimizamos o giro de leitos, o que aumenta ainda mais a capacidade de atendimentos no local”, afirma o secretário estadual de Saúde, Edgar Tollini.

HRA

O Hospital Regional de Araguaína (HRA) é uma unidade de média e alta complexidade, classificado como unidade de Porte III, que atende pacientes do Tocantins, do sul do Pará e do Maranhão. Criado em 1970, o hospital tem 260 leitos de internação, sendo 35 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), sendo 7 para covid-19 e 18 gerais, e centro cirúrgico com seis salas em funcionamento.

Além da parte central, onde funciona o Pronto Socorro, alas de internação e o centro cirúrgico, o HRA possui outros seis anexos de atendimento: Anexo Administrativo, Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), Ambulatório de Oncologia Clínica, Casa de Apoio Glória Morais, Centro de Alta Complexidade (Cac) e Centro de Reabilitação (Reabilito).

Especialidades

Cirurgia geral, cirurgia torácica, cirurgia vascular, cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia bariátrica, neurocirurgia, clínica médica, ortopedia e traumatologia, nefrologia, psiquiatria, oncologia, ginecologia, urologia e hematologia.

Lenium - Criar site de notícias