Segunda, 10 de Agosto de 2020 19:22
(87) 9.8130-1122
Saúde Testagem

Serviços essenciais: mais de 120 mil podem fazer teste da Covid-19

Confira na matéria

01/07/2020 08h36
Por: Jonathas William J.W / Garanhuns Notícias
Serviços essenciais: mais de 120 mil podem fazer teste da Covid-19

Desde a última semana, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) deu início à testagem de todos os trabalhadores dos serviços essenciais que apresentem sintomas sugestivos da Covid-19. Esse novo grupo representa uma população de mais de 120 mil pessoas com direito ao exame, entre profissionais que atuam em supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina, imprensa, bancos, clínicas e hospitais veterinários.

"Quero reforçar que se você é um profissional de algum serviço essencial, você é prioridade para fazer exame, caso apresente sintomas de gripe. Melhor, você pode agendar o seu exame sem sair de casa, pelo aplicativo ou pelo portal do Atende em Casa, que você pode acessar pelo endereço eletrônico www.atendeemcasa.pe.gov.br. Nos municípios que ainda não contam com o Atende em Casa para a marcação, o profissional deve procurar a secretaria municipal de saúde para poder ser testado”, destacou o secretário André Longo durante coletiva de imprensa online na tarde desta terça-feira.

Além desses profissionais de serviços essenciais, em Pernambuco, a testagem para a Covid-19 está disponível para quem atua em serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade; usuários e profissionais de residências terapêuticas e unidades de acolhimento e Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) 24h; e gestantes no pré-natal com sintomas de síndrome gripais. Além disso, os pacientes no pré-operatório de cirurgias eletivas, conforme validação das comissões intra-hospitalares, e pacientes no pré-operatório de cirurgias oncológicas também passam a fazer parte do grupo prioritário. Nesses casos, não é necessário apresentar sintomas de gripe.

Além dos novos grupos prioritários, a testagem da Covid-19 é voltada aos profissionais de saúde, de segurança e do sistema prisional sintomáticos e seus contatos também com sintomas, além dos reeducandos com sintomas gripais. Também já estão contemplados com essa prioridade, os idosos e os trabalhadores sintomáticos, além dos seus contatos próximos, que moram e atuam em instituições de longa permanência para a população a partir dos 60 anos.

Garanhuns - PE
Atualizado às 19h05 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 24°

18° Sensação
18.8 km/h Vento
78.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (11/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Quarta (12/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias