Terça, 04 de Agosto de 2020 08:01
(87) 9.8130-1122
Política Silvino Duarte

Silvino Duarte ignora recomendações sanitárias e sai em busca do voto em plena pandemia

Ao que tudo indica, as recomendações sanitárias das Autoridades em Saúde passam longe das pretensões políticas do médico e pré-candidato Silvino Duarte

28/07/2020 08h00 Atualizada há 7 dias
Por: Jonathas William J.W / Garanhuns Notícias
Silvino Duarte ignora recomendações sanitárias e sai em busca do voto em plena pandemia

O médico e pré-candidato a prefeito de Garanhuns Silvino Duarte (PTB) partiu na frente em buscar do voto. Sem perder tempo e antes mesmo do prazo eleitoral começar, o ungido de Izaías Régis (PTB), cumpriu uma agenda cheia de reuniões e encontros com aglomerações nesse final de semana em alguns bairros de Garanhuns.

Ignorando as recomendações sanitárias Silvino realizou pelo menos três reuniões com considerável número de pessoas em ambiente fechado. Em alguns encontros as pessoas abordadas pelo pré-candidato estavam sem máscaras de proteção, como recomendado pelas Autoridades Sanitárias. É o que foi testemunhado em suas redes sociais.   

Fato estranho para um médico que diante da pandemia que a cidade de Garanhuns está passando ignora essa realidade. Garanhuns já contabiliza 714 casos de Covid-19 e 43 óbitos causados pela doença. Dados do Boletim Epidemiológico desta segunda-feira (27).  

Segundo os Especialistas em Saúde Pública o uso da máscara diminui a chance de contágio pelo novo coronavírus, os Especialistas também afirmam que se uma pessoa saudável mesmo usando máscara estiver conversando próximo de uma pessoa contaminada que está sem máscara ela corre o risco alto de ser contaminada. A recomendação foi feita desde o início da pandemia pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). (Saiba mais sobre esse assunto)

Outro fato ignorado pelo pré-candidato é que ele faz parte do grupo de risco de contágio, uma vez que ele é maior de 70 anos.

Ao que tudo indica, as recomendações sanitárias das Autoridades em Saúde passam longe das pretensões políticas do médico e pré-candidato Silvino Duarte.

O que diz o Ministério Público

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em várias cidades do estado já fez explícitas recomendações para que pré-candidatos respeitem as normas sanitárias contra a Covid-19, e evitem aglomerações.

Nesta segunda-feira (27), por exemplo, o Ministério Público Eleitoral (MPE) recomendou à Prefeitura da cidade de Serrita, no Sertão do Estado, à Vigilância Sanitária e aos pretensos candidatos das Eleições 2020 daquela cidade, que se façam cumprir os Decretos do Governo do Estado de Pernambuco e da Prefeitura de Serrita e que sejam utilizadas máscaras de proteção nas vias públicas do município e não ocorram aglomerações e reuniões também em vias públicas.

Segundo a promotora eleitoral Andréa Griz Cavalcanti, “são reiteradas notícias de que pretensos postulantes a candidaturas para cargos eletivos municipais já circulam pelas ruas promovendo aglomerações de pessoas, inclusive, sem uso de máscaras, distanciamento social e visitas a população idosa, gerando o descumprimento do Decreto Estadual no 49.055/2020 e colocando a população em risco”.

Ela alertou que o Congresso Nacional, pela edição da Emenda Constitucional nº 107/2020, alterou as datas do calendário eleitoral, e, por isso, ainda não se está em período de realização de propaganda intrapartidária. (Confira na íntegra)

Em outras cidades do Estado as Promotorias Públicas locais também vem fazendo recomendação nesse mesmo sentido, como ocorreu na semana passada na cidade de Custodia, também no Sertão do Estado. (Confira aqui).

Cabe agora esperar que a Promotoria Pública em Garanhuns fiscalize a conduta dos pretensos candidatos aos cargos eletivos.

Confira abaixo uma ilustração da importância do uso da máscara:

Quando as duas pessoas conversam sem máscara, a chance que a pessoa saudável pegue a Covid-19 da pessoa que está doente é muito alta:

Quando a pessoa saudável passa a usar a máscara, a chance de contágio diminui, mas permanece alta:

Já quando a máscara é colocada apenas na pessoa que está doente, a chance de contágio diminui mais, mas ainda é média:

Quando as duas pessoas – tanto a que está doente como a que está saudável – usam a máscara, a chance de contágio pela Covid-19 é baixa:

A chance de contágio vai diminuindo, portanto, se todas as pessoas usarem as máscaras, porque aumentam as barreiras de proteção contra o vírus.

O Tabuleiro Político por Jonathas William
Sobre O Tabuleiro Político por Jonathas William
O Xadrez da política de Pernambuco no Tabuleiro Político do jornalista Jonathas William
Garanhuns - PE
Atualizado às 07h52 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 24°

18° Sensação
29.4 km/h Vento
62% Umidade do ar
60% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 23°

Sol e Chuva
Quinta (06/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 23°

Sol e Chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias