Terça, 27 de Outubro de 2020 12:10
(87) 9.8130-1122
Educação Funase Garanhuns

Socioeducando ministra curso e forma segunda turma dentro da Funase em Garanhuns

Jovem de 18 anos teve aulas com agente socioeducativo e passou a ser multiplicador do conteúdo de Introdução à Automação Eletroeletrônica

02/10/2020 20h26 Atualizada há 4 semanas
Por: Jonathas William J.W / Garanhuns Notícias
Socioeducando ministra curso e forma segunda turma dentro da Funase em Garanhuns

Em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, um socioeducando de 18 anos é o responsável por multiplicar conhecimento profissional para outros adolescentes em regime de internação. O jovem atua como instrutor do curso de Introdução à Automação Eletroeletrônica, ofertado periodicamente dentro da unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) desde junho deste ano. Nesta semana, a segunda turma conduzida por ele recebeu certificados após alcançar bom aproveitamento nas aulas.

No curso, os alunos aprendem como montar circuitos eletrônicos, como os de sensores de presença, passando a ser aptos a oferecer sua mão de obra nesse mercado. Em junho, aulas dessa temática foram realizadas durante a Caravana Juventude em Movimento, uma iniciativa do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase que oferta atividades de forma simultânea dentro de unidades socioeducativas. Foi naquela ocasião que o jovem J.M.N.T. aprendeu o conteúdo que agora ajuda a repassar.

“Está sendo uma experiência ótima ensinar o que eu aprendi para os outros meninos. Mas não quero deixar de continuar aprendendo mais e mais”, diz o socioeducando, que, antes de assumir a ministração de aulas para as duas turmas mais recentes do curso, teve o acompanhamento do agente socioeducativo Jailson Simplício, também instrutor desse mesmo conteúdo.

A certificação desta semana atendeu 15 adolescentes. Alguns receberam liberação judicial para deixar a Funase após o término do curso e receberão seus certificados em casa. Todos tiveram aulas em turmas reduzidas, com quatro alunos, em decorrência do distanciamento social recomendado durante a pandemia. Além dos concluintes de Introdução à Automação Eletroeletrônica, receberam certificados dois participantes do curso de Informática Básica, ministrado pela agente socioeducativa Alessandra Lima.

“A realização desses cursos em plena pandemia é a demonstração da capacidade da Funase de se reinventar, mesmo em tempos de adversidades. Adotamos turmas menores, com todos os cuidados necessários, para seguir trabalhando a todo vapor durante esse período”, avalia Joaci Laurindo, coordenador geral do Case/Cenip Garanhuns, unidade de internação da Funase no município.

CERTIFICAÇÕES – Além do Case/Cenip Garanhuns, outras unidades da Funase foram cenário de conclusões de cursos profissionalizantes nos últimos dias. No Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho, 82 certificados foram entregues a socioeducandos por participação em diversas atividades, todas por meio de uma parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Na quarta-feira (30), sete adolescentes do Case Caruaru participaram de um ato de encerramento do curso de Introdução ao Reparo de Computadores. Na quinta (1º), foi a vez de socioeducandos do Case Timbaúba receberem certificados por participação nos cursos de Informática Básica, Intermediária e Avançada e de Operador Logístico.

Garanhuns - PE
Atualizado às 11h55 - Fonte: Climatempo
30°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 30°

29° Sensação
11 km/h Vento
32.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Quinta (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias