Quinta, 21 de Outubro de 2021
19°

Poucas nuvens

Garanhuns - PE

Justiça Tocantins

Seciju realiza palestras sobre prevenção ao suicídio para adolescentes de unidades socioeducativas em Palmas

Ação, que integra Campanha Setembro Amarelo, foi realizada em parceria com a Escola Mundo Sócio do Saber

22/09/2021 às 21h05
Por: Central Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Adolescentes do Ceip Central participaram de duas palestras em alusão ao Setembro Amarelo - Foto: Seciju/Governo do Tocantins
Adolescentes do Ceip Central participaram de duas palestras em alusão ao Setembro Amarelo - Foto: Seciju/Governo do Tocantins

Nesta quarta-feira, 22, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), em parceria com aEscola Mundo Sócio do Saber, ligada à Secretaria de Educação de Palmas (Semed), realizou uma série de palestras para internos das unidades socioeducativas de Palmas, sobre prevenção ao suicídio e valorização da vida, em alusão a Campanha Setembro Amarelo.

Foram promovidas quatro palestras, sendo três no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) e uma no Centro de Internação Provisória Masculina (Ceip Central) de Palmas com psicólogos e terapeutas, além de momentos culturais com música, oração, roda de conversa e dinâmicas com os adolescentes sobre os seus sentimentos.

Para H.C.F.G, de 16 anos, as palestras serviram de alerta. “Eles falaram sobre bipolaridade e depressão e isso me fez abrir os olhos de que eu poderia estar com esses sintomas, mesmo não percebendo, e tentar contra minha própria vida. Então achei muito interessante por ter me servido de alerta para cuidar de mim mesmo e observar os colegas que estão na mesma situação para tentar tirar a tristeza da cabeça deles, porque isso pode levar a uma situação fatal”, alertou.

Debates

No Case de Palmas as atividades foram compostas com palestra sobre Terapia Cognitiva Comportamental com a Psicóloga Clínica, Fabíola Valadares Araújo; e com uma roda de conversa com professores e adolescentes, sobre mitos e verdades, tabus e dinâmicas, conduzida pela agente especialista, psicóloga e coordenadora do Núcleo da Saúde dos Adolescentes do Sistema Socioeducativo da Seciju, Daniela Fernandes.

A coordenadora ressaltou que a temática é muito importante e a parceria entre a Escola Mundo Sócio do Saber e o Sistema Socioeducativo fortalece o papel da educação também no contexto de prevenção ao suicídio. “Se pensarmos em fatores de risco para comportamentos suicidas, os adolescentes internados podem se identificar com esses fatores, o que torna ainda mais necessárias ações de prevenção neste sentido para eles e com eles”, pontuou.

A diretora da EscolaMundo Sócio do Saber, Keyla Cristina Almeida Fonseca, destacou os frutos dessa ação. “Nosso objetivo é focar em momentos de reflexão e de valorização à vida, trazendo também atividades esportivas e culturais, o que têm tido um retorno positivo, servindo de estímulo à participação na sala de aula e influenciando no bom comportamento deles”, comentou.

Um dos palestrantes também foi do psicólogo Erismar da Silva Santos Araújo, da Casa Azul, entidade que presta atendimento e apoio a pessoas em situação de vulnerabilidades sociais e com ideias suicidas. “Foi uma turma bem dinâmica, com participação ativa dos adolescentes fazendo perguntas e ponderações sobre os temas. Acredito que a mensagem de que eles não estão só e podem contar com uma rede de apoio e de atenção foi passada com sucesso”, concluiu.

A programação se estendeu ao Ceip Central com a palestra “Depressão e Cuidados em Saúde Mental” com a terapeuta Nassa Élida Pinheiro de Almeida.

Garanhuns - PE Atualizado às 04h10 - Fonte: ClimaTempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 32°

Sex 32°C 20°C
Sáb 31°C 19°C
Dom 31°C 19°C
Seg 30°C 18°C
Ter 29°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias