Sexta, 19 de Junho de 2026
16°C 21°C
Garanhuns, PE
Publicidade

Cidadania e Justiça encerra, em Gurupi, série de palestras sobre cuidado à saúde mental no Sistema Socioeducativo

Palestra foi ministrada para adolescentes do Centro de Internação Provisória Masculino de Gurupi, integrando a Campanha Setembro Amarelo

Central
Por: Central Fonte: Secom Tocantins
30/09/2021 às 09h50
Cidadania e Justiça encerra, em Gurupi, série de palestras sobre cuidado à saúde mental no Sistema Socioeducativo
Palestra abordou temas sobre saúde física, mental e qualidade de vida - Foto: Seciju/Governo do Tocantins

Encerrando o ciclo de palestras sobre cuidado à saúde mental e prevenção ao suicídio no Sistema Socioeducativo, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) promoveu mais uma ação em alusão a Campanha Setembro Amarelo nessa quarta-feira, 29, desta vez para adolescentes do Centro de Internação Provisória Masculino de Gurupi (Ceip Sul).

O momento foi idealizado pela equipe da unidade socioeducativa e a Escola Estadual Waldir Lins, que oferta escolarização aos adolescentes, para tratar temas importantes sobre a valorização da vida. “O mês de setembro é voltado à intensificação de ações sobre prevenção ao suicídio, então abordamos o cuidado mental, o amor a si próprio, sobre o fazer escolhas certas, a questão do isolamento e sobre a valorização à vida, com falas, dinâmicas e reflexões”, explicou a agente especialista e pedagoga, Sheila Teixeira Rodrigues, que conduziu a palestra.

“A adolescência tem como característica a transição de comportamentos, o que as vezes acarreta conflitos internos que nem sempre são verbalizados. Tratar dessas barreiras e das condições que podem levar a problemas mentais, ainda mais no ambiente de internação, é de suma importância para que os adolescentes em conflito com a lei possam valorar o prazer de viver”, considerou o chefe de escolta do Ceip Sul, Marcos Rodrigues.

Abordagens

As palestras foram divididas em dois momentos, um na segunda-feira, 27, sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) em atenção à saúde dos adolescentes e, nessa quarta-feira, sobre qualidade de vida e cuidado à saúde mental.

O adolescente da unidade G.P.S. falou como foi importante se aprofundar nos assuntos debatidos. “A palestra foi muito boa. Eu não tinha muito conhecimento sobre o tema setembro amarelo e a explicação foi muito importante”.


Lenium - Criar site de notícias