Sexta, 22 de Janeiro de 2021 05:38
(87) 9.8130-1122
Saúde Covid-19

GOVERNO DE PERNAMBUCO PROÍBE FESTAS E SHOWS A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA (08.12): com alta de casos de covid-19, estado anuncia novas restrições; festas, shows e eventos estão proibidos

Medida inclui a proibição de festas de Natal e de Réveillon, com ou sem cobrança de ingresso. A exceção fica para eventos sociais que respeitem os protocolos

07/12/2020 19h46
Por: Jonathas William J.W / Garanhuns Notícias
Fotos: Pedro Menezes/SEI
Fotos: Pedro Menezes/SEI

O Governo de Pernambuco confirmou, em pronunciamento, nesta segunda-feira (7), que o estado está em tendência de alta da covid-19 e anunciou novas restrições.

Após análise do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, anunciou, nesta segunda-feira, a proibição de shows, festas e similares, com ou sem cobrança de ingresso, independente do número de participantes. Casamentos, formaturas e eventos sociais semelhantes são exceções, e poderão ser realizados, desde que cumpram os protocolos.

Também estão proibidas festas de Natal e Réveillon em clubes, condomínios, espaços públicos, hotéis e outros. “Se continuar a haver o descumprimento de protocolos, ações mais severas poderão ser tomadas nos setores de lazer e eventos”, alerta o secretário de saúde André Longo.

A medida, que teve como base o atual momento epidemiológico, vale para todo o Estado, e inclui a proibição de shows e festas em comemoração ao Natal e Réveillon, realizados em espaços públicos ou privados, como condomínios, clubes, hotéis e estabelecimentos afins, com ou sem cobrança de ingresso. O decreto entra em vigor a partir desta terça (08.12), quando será publicado no Diário Oficial do Estado.

Nas últimas semanas, aglomerações têm sido vistas em massa nos eventos, inclusive com imagens nas redes sociais.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, Pernambuco fechou a semana epidemiológica (SE) 49, no último sábado (05.12), com alta nos indicadores de solicitações de UTI, casos de SRAG, além de aumento nas taxas de ocupação dos leitos, o que configurou a semana como a 3ª seguida com aumento dos patamares epidemiológicos. Na SE 49, houve aumento de 5,6% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, suspeitos para a Covid-19, na comparação com a SE 48, e de 18% em relação à SE 47.

“Intensificamos a fiscalização no último fim de semana e constatamos o descumprimento dos protocolos em alguns bares, restaurantes e clubes que promoveram festas e shows. A fiscalização, a partir de hoje, será ainda mais intensa, para coibir as situações de descumprimento dos protocolos e também para conscientizar a população”, explicou o secretário. No último final de semana, o PROCON Estadual, em ação conjunta com a Polícia Militar, Bombeiros e Brigada Ambiental, vistoriou 16 estabelecimentos, chegando a interditar ou notificar sete deles. “Se continuarmos a ver a recorrência do descumprimento de protocolos, ações mais duras poderão ser adotadas nestes setores de lazer e entretenimento”, advertiu Longo.

O secretário de Saúde lembrou ainda que, diante do aumento das taxas de ocupação, o Governo do Estado vem trabalhando para abrir novos leitos. “Em menos de um mês, já reativamos 150 leitos – os últimos 20, inclusive, foram abertos nesta segunda-feira na Maternidade Brites de Albuquerque”, concluiu.

Garanhuns - PE
Atualizado às 05h38 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 28°

19° Sensação
15.1 km/h Vento
97.2% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (23/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol e Chuva
Domingo (24/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol e Chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias