Quinta, 04 de Março de 2021 18:10
(87) 9.8130-1122
Saúde Covid-19

Corpo de homem é enterrado por outra família após ser trocado no Hospital Dom Moura em Garanhuns

Famílias não fizeram reconhecimento dos corpos por ambos os mortos terem tido sintomas de Covid-19

22/01/2021 14h33
Por: Jonathas William J.W / Garanhuns Notícias
Hospital Dom Moura em Garanhuns — Foto: Joab Alves/Divulgação
Hospital Dom Moura em Garanhuns — Foto: Joab Alves/Divulgação

Os corpos de dois homens de famílias diferentes foram trocados no Hospital Regional Dom Moura (HRDM), em Garanhuns, nesta quinta-feira (21), de acordo com o portal G1. Um deles era do município de Saloá; o outro, de Angelim.

A família de Gilberto Antônio da Silva, de 59 anos afirma que ele estava internado com sintomas gripais em um hospital de Saloá, onde morava, desde o início de janeiro. No entanto, ele foi transferido para o Hospital Dom Moura, em Garanhuns no último sábado (16), morrendo na unidade. Os parentes ressaltam que não foram autorizados a fazer reconhecimento do corpo em razão dos sintomas serem de Covid-19.

Em Angelim, a família de José Sátiro, de 76 anos, passou pelo mesmo: não pôde reconhecer o corpo devido ao paciente ter apresentado sintomas da infecção, causada pelo novo coronavírus. Ele estava internado no Hospital Regional Dom Moura (HRDM), em Garanhuns. Quando a família soube do falecimento, foi até o local para retirá-lo e realizar o sepultamento. Os parentes foram surpreendidos com a notícia de que o corpo não estava na unidade.

A filha do idoso falecido, Andréia Ferreira, disse ter desconfiado de que o corpo não era do pai dado o peso do caixão, mas seguiu com o sepultamento.

Segundo, Andréia, a família ficou horas sem resposta sobre o paradeiro do corpo, e a troca só foi descoberta depois que familiares de outro cidadão que também morreu no hospital, com suspeita de covid-19, chegaram ao local para resolver a situação após perceberem que enterraram o homem errado.

Quando a funerária chegou ao hospital, os funcionários da unidade informaram que o corpo de Gilberto não havia sido encontrado, e a família recebeu a notícia de que o corpo já estava enterrado em outra cidade. Ao fim da cerimônia de despedida em Angelim, a família foi informada de que o corpo de Sátiro ainda permanecia no necrotério.

Equipes da vigilância sanitária chegaram a ir até Angelim para desenterrar o corpo do homem e enterrar novamente, dessa vez no Cemitério Parque das Rosas, em Garanhuns.

O cadáver de Gilberto Antônio passará por uma exumação depois de autorização judicial. Já José Sátiro ainda está para ser enterrado — o jazigo, antes, terá de ser desocupado.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), responsável pelo Hospital Regional Dom Moura (HRDM), emitiu uma nota sobre o ocorrido. A direção do HRDM garantiu que todos os protocolos recomendados de manejo e preparo dos corpos por morte causada pela Covid-19 dos dois pacientes, e que a troca foi responsabilidade do serviço funerário.

"A unidade reitera que as tarjetas de identificação das vítimas também foram colocadas corretamente e que todos os demais trâmites de identificação foram seguidos adequadamente para que a funerária contratada pela família pudesse realizar a retirada do corpo no necrotério do serviço. No entanto, houve troca por parte do próprio serviço funerário no momento da remoção do corpo de um dos idosos."

Por fim, a unidade presta solidariedade aos familiares. "A direção do Dom Moura se solidariza com os familiares neste momento de dor e reforça que está em contato com os serviços envolvidos para solução do problema e se coloca à disposição dos órgãos competentes para demais esclarecimentos."

Um Boletim de Ocorrência (BO) sobre o caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Garanhuns.

Com informações: G1 e NE10

Garanhuns - PE
Atualizado às 17h51 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 30°

31° Sensação
23.7 km/h Vento
71.2% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (05/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 30°

Sol e Chuva
Sábado (06/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol e Chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias