Segunda, 25 de Outubro de 2021
29°

Poucas nuvens

Garanhuns - PE

Cidades Lixão

MPPE e Prefeitura de Bom Conselho firma acordo para acabar com os lixões

Confira na matéria:

05/10/2021 às 08h27
Por: Jonathas William J.W / Garanhuns Notícias
Compartilhe:
MPPE e Prefeitura de Bom Conselho firma acordo para acabar com os lixões

Nesta segunda-feira (04), o procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, recebeu no gabinete o prefeito da cidade de Bom Conselho, João Lucas da Silva Cavalcante, para apresentar um acordo que tem o objetivo de acabar com o lixão do município, através do projeto Lixão Zero.

“O nosso intuito é proteger a natureza e ajudar as pessoas. A ideia é enviar apenas os rejeitos para os aterros sanitários. Quanto menos resíduo for enviado, melhor. O lixo deve ser reciclado para gerar renda e ajudar os catadores que tanto precisam de apoio. Inclusive, com o suporte de uma associação, eles podem ter renda própria, com uma estrutura montada para negociação direta com empresas privadas. A gente quer que todo o município seja beneficiado”, explica o PGJ.

O prefeito João concordou com a necessidade de acabar definitivamente com o lixão em Bom Conselho. “Nós já temos 80% do lixo indo para um aterro em Itabi, mas queremos resolver essa questão completamente”, assegurou. No encontro entre as autoridades, ficou definido que o acordo será fechado formalmente no dia 21 de outubro deste ano.

Na ocasião, estavam presentes também o subprocurador-geral de Justiça em assuntos jurídicos, Francisco Dirceu Barros, a coordenadora do CAO Meio Ambiente, Christiane Roberta Gomes, e a assessora do Núcleo Judicial Penal (NJP), Érica Lopes. O MPPE está dialogando também com mais outros dois municípios para acabar com os lixões.

Vale ressaltar que o Ministério Público de Pernambuco vem fiscalizando todo o estado para que o lixo das cidades seja encaminhado para aterros sanitários, antes levando em consideração as possibilidades de reciclagem, o que gera renda para o município.

 

Um outro benefício da iniciativa sustentável é que toda cidade que não tem lixão recebe o ICMS Ecológico. Trata-se de um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores que àquelas que já têm direito, dos recursos financeiros arrecadados pelos estados através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

 

Bom Conselho - PE
Sobre o município Notícias de Bom Conselho - PE
Garanhuns - PE Atualizado às 11h25 - Fonte: ClimaTempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 30°

Ter 29°C 19°C
Qua 28°C 18°C
Qui 28°C 18°C
Sex 26°C 18°C
Sáb 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias