Terça, 30 de Novembro de 2021
32°

Poucas nuvens

Garanhuns - PE

Saúde Amazonas

Outubro Rosa: Sexualidade da paciente com câncer é tema de palestra na FVS-RCP

20/10/2021 às 18h20
Por: Central Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Palestra abordou como o câncer pode abalar a vida sexual de uma paciente

Seguindo a programação do evento “Outubro Rosa – para além da campanha”, nesta quarta-feira (20/10), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), realizou palestra sobre os “Impactos da doença oncológica na sexualidade feminina”. A convidada da semana foi a psicóloga, doutoranda em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires, Michele Saray Bonfim.

O objetivo da palestra foi apresentar as maneiras que o câncer, especialmente o de colo de útero, pode afetar a vida sexual de mulheres que sofrem com a doença, além do tratamento oferecido pela equipe do Ambulatório de Sexualidade do Hospital Universitário Getúlio Vargas, da Universidade Federal do Amazonas (HUGV/Ufam), que inclui atendimento ginecológico, de enfermagem, psicológico e fisioterapia pélvica.

A convidada explicou que seu trabalho é voltado para sensibilizar sobre a importância de cuidar do lado emocional e psicológico durante esse momento delicado.

“Quando uma paciente é diagnosticada com câncer, logo se pensa em sobrevida, e quando se trata de sexualidade, é algo muito mais complexo que isso. É necessário um atendimento integrado, que vá além do olhar médico, pensando nos impactos emocionais e psicológicos que a paciente pode sofrer”, destacou Michele.

A bibliotecária da FVS-RCP, que assistiu à palestra, Cristyanne Uhlmann, contou que não conhecia a iniciativa da equipe do HUGV/Ufam e achou de grande importância falar sobre o assunto. “Achei muito interessante o trabalho. Muitas mulheres acabam perdendo o interesse sexual ao receber o diagnóstico do câncer, por isso é importante passar por tratamentos para a retomada da vida sexual”, diz Cristyanne.

Campanha – Durante todas as quartas-feiras de outubro, a FVS-RCP realiza eventos do “Outubro Rosa – Para além da campanha”, que visa sensibilizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero.

Até o momento, o evento contou com a palestra do oncologista Paulo Mendonça, da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), no dia 6 de outubro; e no dia 13, o relato de superação da professora aposentada Socorro Torres, que se recuperou de um câncer de mama.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado que inclui coletas de dados a respeitos dos acidentes de trânsito, realizadas pela Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da FVS (GDANTs). A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

Garanhuns - PE Atualizado às 15h14 - Fonte: ClimaTempo
32°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 33°

Qua 33°C 18°C
Qui 32°C 18°C
Sex 32°C 19°C
Sáb 30°C 19°C
Dom 31°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias