Terça, 30 de Novembro de 2021
32°

Poucas nuvens

Garanhuns - PE

Saúde Minas Gerais

Sejusp inaugura primeiro espaço de atenção à saúde do servidor no centro de BH

  Centro de Atenção Biopsicossocial irá atender às demandas dos servidores por meio da promoção, proteção, vigilância, prevenção e redução dos agravos relativos à saúde

20/10/2021 às 18h25
Por: Central Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS), inaugurou nesta quarta-feira (20/10) um espaço para acolhimento e orientação dos servidores sobre saúde.

O Centro de Atenção Biopsicossocial, na região central de Belo Horizonte, faz parte da estratégia de expansão gradual da estrutura de atenção à saúde do servidor, por meio da criação de Centros Integrados de Atenção Biopsicossocial em várias regiões do estado.

Funcionamento

O local já está em funcionamento na capital e conta com a presença de dois núcleos da DAS: o Núcleo de Saúde Ocupacional e o Núcleo de Atenção Biopsicossocial.

O primeiro é responsável pela articulação com a Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional quanto aos procedimentos para concessão de licença para tratamento de saúde, ajustamento funcional, registros de acidentes de trabalho, imunização, perfil profissiográfico previdenciário e campanhas de saúde.

Já o segundo, atua diretamente no acolhimento e acompanhamento do servidor, além de auxiliar nas campanhas de saúde temáticas e em diagnósticos e intervenções nos contextos de trabalho. 

O Centro de Atenção Biopsicossocial possui equipe de analistas psicólogos, assistentes sociais e enfermeiras atuando na assistência, no acolhimento e na orientação ao servidor da Sejusp.

É importante ressaltar que o atendimento no local tem o foco no cuidado e na prevenção, porém, não irá realizar o tratamento de saúde, seja qual for a sua natureza.  A equipe receberá as demandas e realizará uma triagem, determinando a frequência para acompanhamento e os encaminhamentos necessários, de acordo com a natureza e gravidade de cada caso, além de dar suporte ao servidor para que ele se vincule ao tratamento indicado na rede de saúde pública ou particular.

Valorização e cuidado

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, são importantes ações como essa, que valorizam os servidores, e é necessário que a iniciativa avance pra o interior. "Essa é uma atividade indispensável e a nossa intenção é expandir para todas as cidades para que possamos dar um suporte ao nossos servidores e suas famílias", destaca.

Para a diretora de Atenção à Saúde do Servidor, Vilene Eulálio de Magalhães, a inauguração desse espaço representa um cuidado que há tempos vem sendo trabalhado para ser oferecido. “O servidor da segurança pública tem um trabalho que é estressante, cansativo e, em muitos casos, perigoso. Isso, por si só, pode ser um fator de adoecimento e de demanda de cuidados especiais”, sinaliza.

Vilene Eulálio explica que a ideia de um espaço fora da Cidade Administrativa é importante para, além de ser mais acessível para todos da Região Metropolitana, garante preservado o sigilo de quem precisa de um atendimento psicológico ou psicossocial.

“A gente percebe que muitas pessoas têm receio de nos procurar por medo do preconceito, principalmente para quem sofre de transtornos mentais e depressão. Assumir a doença e pedir ajuda é um passo muito importante e alguns servidores se sentiam constrangidos por ter que irem à Cidade Administrativa nos procurar. Desejamos receber todos com muito carinho e cuidado neste novo espaço, que é para o servidor”, afrima.

Atendimento

Apesar de a nova estrutura contemplar, principalmente, servidores que atuam na capital e Região Metropolitana, a equipe da DAS realiza, também, atendimentos e contatos com servidores de todas as regiões do estado, por meio da utilização das tecnologias de informação e comunicação, como atendimento por vídeo e/ou telefone.

A subsecretária de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia, Ana Luisa Silva Falcão, agradeceu às equipes envolvidas na criação e no apoio à iniciativa e destacou as cidades que, brevemente, receberão espaços como este. "Uberlândia e Montes Claros terão seus Centros de Atenção Biopsicossocial inaugurados em breve, para que possamos atender ao servidor de uma forma melhor. A nossa presença mais próxima dos nossos servidores vai ajudar muito na questão da saúde", destacou.

Para atendimento presencial em Belo Horizonte, o servidor deve entrar em contato por meio do e-mail [email protected] e informar o nome completo, o Masp, a unidade de exercício e os seus contatos (telefone e e-mail). Um profissional do Núcleo de Atenção Biopsicossocial agendará um horário para o acolhimento.

O servidor também pode fazer contato pelos telefones: (31) 2129-9603 | (31) 3214-2150 | (31) 3915-5879 | (31) 3915-5871. O Centro de Atenção Biopsicossocial fica na Avenida Afonso Pena, 984. Centro/Belo Horizonte. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira.

Atendimentos da DAS

A Diretoria de Atendimento à Saúde do Servidor tem como competência atender às demandas dos servidores da Sejusp, por meio da promoção, proteção, vigilância, prevenção e redução de agravos. Ela está estruturada em três núcleos: Saúde Ocupacional, Atenção Biopsicossocial e Assessoria de Assédio Moral.

Para se ter uma ideia dos números do trabalho realizado pela diretoria, em 2020 foram 6.758 atendimentos entre presenciais e remotos. Em 2021, até o momento, já foram mais de cinco mil atendimentos.

Além dos dois núcleos que agora funcionam na região central de Belo Horizonte, a Assessoria de Assédio Moral, que integra a DAS, orienta sobre noções gerais acerca da prática de assédio moral e os respectivos procedimentos de prevenção e enfrentamento, estando presente também na Comissão de Conciliação, além de difundir e implementar medidas preventivas.

No decorrer do ano de 2020, a DAS/Comissão de Conciliação recebeu 55 reclamações de assédio moral e realizou 112 oitivas, seis audiências de conciliação e oito casos de desistência de denúncia. Em 2021, foram recebidas 29 denúncias de assédio moral, realizadas 61 oitivas, três audiências de conciliação e registrados dois casos de desistências de denúncia.

Garanhuns - PE Atualizado às 15h54 - Fonte: ClimaTempo
32°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 33°

Qua 33°C 18°C
Qui 32°C 18°C
Sex 32°C 19°C
Sáb 30°C 19°C
Dom 31°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias