Sábado, 20 de Junho de 2026
16°C 23°C
Garanhuns, PE
Publicidade

Saúde realiza webinário sobre os cuidados às condições pós-covid-19 na Atenção Primária

Ações desenvolvidas e experiências no enfrentamento das condições pós-covid-19 serão debatidas em evento on-line

Central
Por: Central Fonte: Secom Tocantins
09/11/2021 às 10h10
Saúde realiza webinário sobre os cuidados às condições pós-covid-19 na Atenção Primária
Continuidade do cuidado do pós-Covid-19 será debatido com profissionais - Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), por meio da Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde/ Diretoria de Atenção Primária, e em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems/TO), realizará nesta quarta-feira, 10, webinário sobre osCuidados às condições pós-covid-19 na Atenção Primária à Saúde.O evento será on-line e terá início às 14h30, por meio da Plataforma Zoom.

O evento é direcionado aos gestores municipais, coordenadores da Atenção Primária à Saúde (APS) e profissionais de saúde da Rede de Atenção à Saúde (RAS), e contará com a palestra Pós-covid, manifestações e cuidados clínicoscom o palestrante Flávio Milagres que é doutor em Doenças Infecciosas e parasitárias pela Universidade de São Paulo, médico Infectologista do Hospital Geral de Palmas (HGP) e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da SES/TO; além da participação das equipes dos municípios de Palotina (PR) e Buriti (TO), que apresentarão experiências exitosas no cuidado às condições pós-covid-19.

A diretora de Atenção Primária, Laudecy Soares, destaca que “o webinário tem como objetivo compartilhar experiências e dar visibilidade às ações já desenvolvidas no enfrentamento às condições pós-covid, tanto do Tocantins quanto de outros estados, contribuindo desta forma com o aprimoramento dos profissionais das equipes de Atenção Primária do Estado e consequentemente para o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde”, destaca.

Laudecy Soares informa ainda, que durante o webinário será lançado o Edital da Mostra de Experiências exitosas no cuidado às condições pós-covid na Rede de Atenção à Saúde no Estado do Tocantins.

Mostra de Experiências exitosas

O Brasil é internacionalmente conhecido pelo seu sistema público universal de saúde, orientado pela Atenção Primária à Saúde (APS). Cada território desenvolve estratégias, muitas delas inovadoras, para organizar e adaptar os serviços de saúde visando ao enfrentamento dos desafios postos para a saúde pública.

Laudecy Soares explica que “no contexto da pandemia da covid-19, o serviço de APS, que acolheu o maior número de usuários acometidos pelo coronavírus, hoje se depara com a necessidade de manejar as possíveis sequelas que a doença pode deixar, sem saber ao certo se elas serão temporárias ou perenes. Tais impactos podem trazer consequências à saúde física e mental, incluindo pacientes que foram classificados e manejados com quadro leve e/ou moderado quanto os pacientes que evoluíram para um quadro grave e necessitaram de internação hospitalar”, reforça.

A assistência às condições pós-covid deve assegurar o princípio da equidade em respeitar as necessidades de cada paciente, oferecendo a continuidade do cuidado, que poderá necessitar de atendimento que perpassa em todos os níveis de atenção à saúde, desde o domicílio, atenção primária, especializada até o nível hospitalar.

Assim, sabedores que alguns municípios já estão se organizando para ofertar esse serviço para seus munícipes, é muito importante identificar, dar visibilidade, reconhecer e compartilhar iniciativas locais, municipais, regionais ou estaduais que respondam satisfatoriamente às necessidades de saúde da comunidade.

Para viabilizar uma estratégia que estimule o debate e divulgue conhecimentos de forma célere, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES/TO), por meio da Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS)/ Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAP) realizará a abertura de inscrições das experiências exitosas no cuidado às condições pós-covid.

A reunião estará disponível para acesso publico através do linkhttps://conasems-br.zoom.us/j/85213596735?pwd=aDVGZ3BmcmRsejFEZmhzTWJwcFJmQT09, ID 852 1359 6735 e senha de acesso: 094277

Informações adicionais:

Na Diretoria de Atenção Primária, por meio dos telefones: (63) 3218 3272 | 2732 | 1771 ou pelo e-mail <dapsaude@gmail.com>.

Lenium - Criar site de notícias