Sexta, 20 de Maio de 2022
23°

Pancada de chuva

Garanhuns - PE

Especiais Despedida

E M Í L I A

Confira na matéria

19/03/2021 às 18h49 Atualizada em 23/03/2021 às 20h45
Por: Jonathas William J.W / Garanhuns Notícias Fonte: Givaldo Calado de Freitas / Linhas e Linhas
Compartilhe:
E M Í L I A

SOMOS UMA GRANDE FAMÍLIA. CALADO DE FREITAS, MOTA VALENÇA, SILVESTRE VALENÇA... QUE REÚNEM, ESTAS, NESTE MOMENTO, UMA ÚNICA E INDIVISÍVEL FAMÍLIA. A FAMÍLIA DESTA GRANDE E BELA CIDADE - GARANHUNS.   

DIAS ANTES DE EMÍLIA PARTIR, ALINHEI ALGUMAS PALAVRAS, TOMADAS DE TEMOR. MAS, SOBRETUDO, DE GRANDE ESPERANÇA.  

VOU LÊ-LAS PARA VOCÊS. NÃO HAVEREI DE CANSÁ-LOS.

“ESTOU, AQUI, HOJE, SEXTA-FEIRA (5) SEGURANDO- ME. NÃO SEI... NÃO SEI DO QUE QUERO. NÃO SEI DO QUE PRECISO. SÓ SEI QUE SEMPRE PEDI A DEUS, NOSSO SENHOR, SAÚDE. MUITA SAÚDE PARA EMÍLIA. VIDA LONGA PARA ELA PODER ASSISTIR À MINHA PARTIDA, MUITO ANTES QUE A DELA. SEMPRE O DIGO A ELA. E, ELA, A MIM, COM SEU JEITO, DE NOSSO SABER: ‘DEUS ME LIVRE! NÃO QUERO FICAR SÓ, SEM VOCÊ...’

NÃO PENSEI QUE ESSA DOENÇA CRUEL, LETAL... TRAZIA COM ELA O CONDÃO DE HIATIZAR; DE CESSAR OS PRAZERES MAIORES DE SEUS PACIENTES.

NO CASO DE EMÍLIA, O PRAZER QUE ELA TEM DE ASSISTIR ÀQUELES E ÀQUELAS QUE A PROCURAM, RECEBENDO A TODOS E A TODAS, E A ELES ATENTA AO AMOR, AO CARINHO, AO RESPEITO... E, COM MUITO CAPRICHO, AO RIGOR, AO AFETO, AO PENDOR... - SUAS MAIORES MARCAS.

ALGUMA COISA DIZ AO MEU CORAÇÃO: DEUS AINDA NÃO LHE DEIXARÁ PARTIR. SUA DISPOSIÇÃO, SUA CORAGEM, SUA VALENTIA, SUA... AS ORAÇÕES AO SENHOR, DE TANTOS E TANTAS QUE A QUEREM, QUE A AMAM, FARÃO COM QUE ELA SOBREVIVA PARA FICAR CONOSCO - SUAS FAMÍLIAS.

DEUS, NA SUA INFINITA MISERICÓRDIA, DEIXÁ-LA-Á AINDA ENTRE NÓS - COM SEU ESPOSO; COM SEUS TRÊS FILHOS - GIVALDO, GERMANA E GIOVANNA; COM SEUS SEIS NETINHOS - GUILHERME, GABRIELA, ISABELLA, SOFIA, LUCAS E MATEOS; COM SUAS FAMÍLIAS E COM SEUS AMIGOS E AMIGAS INDIZÍVEIS, TODOS FAMÍLIAS DESTE CHÃO, PARA ELA PODER SEGUIR NA VIDA. E, COMO GABRIEL GARCIA MÁRQUEZ, A DIZER: ‘A VIDA NÃO É A QUE A GENTE VIVEU, E SIM A QUE A GENTE RECORDA, E COMO RECORDA PARA CONTÁ-LA.’

E EMÍLIA TEM MUITO, AINDA, A CONTAR. ADEMAIS, COMO POUCOS E POUCAS. DE SÃO PEDRO, DA NILO PEÇANHA, 123. PERMITO-ME DIZER: DE GARANHUNS.

ONTEM, SAÍ DO REAL PORTUGUÊS, SEI LÁ, SE ALEGRE, SEI LÁ, SE TRISTE. ALEGRE POR VÊ-LA COMO SEMPRE: VALENTE, CORAJOSA, ESPERANÇOSA... A DIZER: ‘VOU ME SAIR DESSA’. TRISTE POR VÊ-LA SEM AQUELE SORRISO, DEITADA EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA.

MAS PENSO, HOJE, COM ALEGRIA E RESIGNAÇÃO, QUE ELA TERIA SEGUIDO, FIELMENTE, O EXEMPLO DE SUA QUERIDA MÃE - DONA DORA, QUE TANTO QUERIA E AMOU SUA CIDADE. DONA DORA QUE JÁ ESTÁ LÁ NA CASA DO PAI.” 

AMIGOS E AMIGAS DESTA GRANDE CIDADE!

EMÍLIA, ERA MEU BRAÇO DIREITO EM TUDO. TAMBÉM MINHA CÚMPLICE E CONFIDENTE, DESDE A APOLO 11 ALUNISSAR COM ARMSTRONG E ALDRIN, EM 20 DE JULHO DE 69 DOS ANOS DE MIL E NOVECENTOS, HÁ EXATOS DEZ DIAS DEPOIS DE MEU ANIVERSÁRIO - 10 DE JULHO, E OITO DIAS ANTES DE SEU - 28 DE JULHO. EU E ELA, ATÔNITOS, ASSISTÍAMOS AO ESPETÁCULO, NOS SALÕES ANTIGOS DA ESTAÇÃO RODOVIÁRIA DA NOSSA CIDADE, ENTÃO NA AVENIDA SANTO ANTÔNIO.

MEU BRAÇO DIREITO, NESSE 10 DE MARÇO DOS ANOS DE DOIS MIL E VINTE E UM VOLTOU PARA A CASA DO PAI. MAS PARA UMA CASA MELHOR. COM MAIS PAZ. MAIS SAÚDE. E, ELA, MAIS FELIZ.

VOLTA, EMÍLIA, À CASA DO PAI. À SUA E A NOSSA. À SUA E À NOSSA CASA DEFINITIVA E DERRADEIRA.

POR FIM, MEUS AMIGOS E MINHAS AMIGAS, MAS NÃO POR ÚLTIMO, VALHO-ME DE UMA AMIGA DE EMÍLIA, A ESCRITORA IVONETE BATISTA XAVIER. DISSE ELA SOBRE EMÍLIA: “QUANDO PRESIDENTE DO CLUBE LITERÁRIO BRASIL-ESTADOS UNIDOS, PEDIA-ME PARA AJUDÁ-LA NAS REUNIÕES. POR QUÊ? SE SEUS CUIDADOS LHE ERAM NATOS, E RECONHECIDOS POR SEU TALENTO.

(...) MINHA AMIGA ERA UMA GUERREIRA, FILHA LEGÍTIMA DE SIMÔA GOMES. SUA SIMPLICIDADE, SUA GENEROSIDADE, SUA HABILIDADE DE CONVIVER COM DIFERENÇAS, E O DESTEMOR FORAM USADAS NO ENFRENTAMENTO DE SUAS LUTAS.

        

AMIGA QUERIDA, VOCÊ PARTIU, SEM PARTIR.  FICAMOS ÓRFÃS DE SUA ALEGRIA E GOSTO PELA VIDA. AGRADECEMOS A DEUS POR VOCÊ EXISTIR, TER COMPARTILHADO SEUS DIAS ENTRE NÓS. AGORA, EM NOVA CASA, NA CASA DO PAI, ESTAIS MELHOR.

COM AFETO. IVONETE BATISTA XAVIER.”   

QUE DEUS TENHA RECEBIDO EMÍLIA COM MUITA..., MAS MUITA ALEGRIA... E, LÁ, ELA, FELIZ POR ESTAR AO LADO DO SENHOR, INTERCEDA POR TODOS NÓS.  


OBRIGADO!

 

Linhas e Linhas por Givaldo Calado de Freitas
Linhas e Linhas por Givaldo Calado de Freitas
Sobre Nesta coluna através de crônicas o autor registra fatos do seu cotidiano nas suas Linhas e Linhas, ele vai do saudosismo ao lirismo.
Garanhuns - PE Atualizado às 17h47 - Fonte: ClimaTempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 20° Máx. 29°

Sáb 24°C 20°C
Dom 23°C 20°C
Seg 23°C 18°C
Ter 25°C 18°C
Qua 25°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias