
Em Operação de Regulação dos Terminais Rodoviários do Estado, equipe técnica da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR) esteve em Miranorte na manhã dessa quinta-feira, 10, para conhecer a realidade da rodoviária do município.
"Miranorte é uma cidade estratégica, pois ela fica na região central do Estado, desse modo, o terminal se torna um cartão-postal", enfatizou o presidente da ATR, Stalin Bucar que reforçou que o “objetivo é melhorar em todos os aspectos as rodoviárias dos nossos municípios”, concluiu.
Na oportunidade, foi realizada uma reunião que contou com a presença do administrador do terminal rodoviário de Miranorte, Emerson Júlio Pinto; dos representantes das empresas de ônibus e dos comerciantes locais.
A dona de um bar localizado ao lado da rodoviária, Ivaneide Pereira da Silva, relata que trabalha naquele ponto há mais de 30 anos e nunca houve manutenção nem reforma no terminal rodoviário. “Parei de vender comida por conta da poeira e da sujeira do local”, afirmou. A comerciante ressaltou que “muitos passageiros e motoristas preferem usar o banheiro de meu estabelecimento do que o banheiro da rodoviária".
O representante da empresa Real Maia, Odair Alves Sousa explicou que “existem muitos buracos na frente da rodoviária e por conta disso, muitos ônibus e vans não param aqui dentro. Creio que a gestão da Associação irá trazer muitas melhorias e benefícios para o terminal rodoviário aqui da cidade”, concluiu Odair Alves.
A Associação Comunitária de Organização do Terminal Rodoviário de Miranorte que, recentemente assinou um Termo de Compromisso de Gestão do Terminal Rodoviário com a Agência Reguladora, tem o direito de administrar e explorar, inclusive comercialmente, o terminal, devendo garantir seu pleno funcionamento, conservação, manutenção e limpeza. No Termo, a ATR tem como competência regular, controlar e fiscalizar todos os terminais rodoviários de passageiros e o cumprimento dos termos de cessão de uso.
“A ATR tem buscado soluções conjuntas com os administradores dos terminais rodoviários, quanto as melhorias na estrutura, segurança e higienização”, reforçou o gerente de Regulação de Transportes e Terminais Rodoviários da ATR, Carlos Alberto.
A Agência Reguladora ainda estará percorrendo outros municípios para verificar as rodoviárias do Estado, buscando cumprir a legislação.
Denuncie
Caso o usuário presencie alguma irregularidade, ele pode fazer a sua parte denunciando por meio da Ouvidoria Geral do Estado, no WhatsApp (63) 99246-6834, ou pelos canais de atendimento da ATR, no telefone (63) 3218-7618 das 08 às 14 horas, pessoalmente, nos pontos de apoio nos terminais rodoviários ou por e-mailouvidoria@atr.to.gov.br.