Sábado, 08 de Maio de 2021 22:32
(87) 9.8130-1122
Saúde Casos confirmados

Garanhuns confirma três mortes por Covid-19 no dia que completou um ano da primeira morte na cidade; em um ano 143 vidas foram ceifadas pelo vírus mortal

Edmilson Bahia de Andrade, 49 anos, (primeira vítima fatal da Covid-19) entrava para a triste estatística que estava apenas começando na cidade

08/04/2021 04h54 Atualizada há 1 mês
Por: Jonathas William J.W / Garanhuns Notícias
Garanhuns confirma três mortes por Covid-19 no dia que completou um ano da primeira morte na cidade; em um ano 143 vidas foram ceifadas pelo vírus mortal

Nesta quarta-feira, 07 de abril, completou um ano que Garanhuns registrava a primeira morte causada em decorrência do novo coronavírus. Naquele triste dia, 07 de abril de 2020, Garanhuns era informada que o vírus mortal fazia a sua primeira vítima fatal na cidade.

Edmilson Bahia de Andrade, 49 anos, (primeira vítima fatal da Covid-19) entrava para a triste estatística que estava apenas começando na cidade.

Naquela triste ocasião os familiares de Edmilson relataram que ele deu entrada na emergência do Hospital Regional Dom Moura – HRDM, no dia 02 de abril, se queixando de cansaço, febre, fraqueza e falta de ar, após o atendimento médico no hospital ele foi diagnosticado com Pneumonia, medicado recebeu alta e retornou para a sua residência. No dia 04 ele teve uma piora no quadro clínico e foi novamente à emergência do HRDM onde fizeram a coleta para confirmar ou não se ele estava com a Covid-19 ou H1N1, o paciente novamente recebeu alta e foi liberado.

No dia 06, Edmilson retornou ao hospital queixando-se de falta de ar, e de imediato foi entubado, pois o seu quadro clínico era considerado crítico. E na madrugada do dia 07, por volta das 4h, teve uma piora e não resistiu, indo a óbito. (Relembre o caso)

Média de casos

Um ano se passou, desde o primeiro caso positivo confirmado e da primeira morte na cidade.

Em pouco mais de 12 meses Garanhuns registrou 8.059 casos positivos e 143 mortes por Covid-19. Das 8.059 pessoas diagnosticas com a doença, 7.097 se recuperaram e estão curadas. Esses números revelam que cerca de 6,6% da população de Garanhuns já foi contaminada pelo novo coronavírus.

Dentro desta média, a taxa de contaminação em Garanhuns é considerada relativamente baixa quando comparada a outras cidades de igual porte populacional. Mas é preocupante a alta nos níveis de contágio e a velocidade com que o vírus se espalhar na cidade, principalmente porque a oferta de leitos das UTIs em alguns momentos beirou o colapso.

Ações do Governo Municipal

O atual governo municipal tem feito importantes esforços para conter o avanço da pandemia na cidade e diminuir a mortalidade dos infectados. Em menos de três meses de governo o prefeito Sivaldo Albino conseguiu inaugurar 10 novos leitos de UTI para a Unidade de Tratamento da Covid, todos com respiradores e monitores, também foi instalado um tanque criogênico, com capacidade de armazenamento de 5.700 metros cúbicos de oxigênio, uma bomba de vácuo e um compressor. O governo municipal adquiriu também uma UTI móvel que foi incorporada a frota da Secretaria de Saúde.

Todas essas ações do gestor municipal têm ajudado a desafogar a demanda nos leitos do Hospital Regional Dom Moura e dos hospitais da rede partícula.

A Unidade de Tratamento da Covid-19 de Garanhuns dispõe de 10 leitos para tratamento intensivo de pacientes graves, 22 leitos clínicos para casos leves da Covid-19, uma sala de estabilização com três leitos e 32 leitos clínicos de enfermaria.

Segundo o governo municipal já foram investidos cerca de um milhão de reais na reestruturação da Unidade de Tratamento, além de investimentos para manutenção do quadro de servidores, medicamentos e estrutura, que será de aproximadamente 600 mil reais por mês.

O Boletim Epidemiológica desta quarta-feira registrou três óbitos, 14 casos e 41 recuperações

           

ÓBITOS CONFIRMADOS – A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que foram confirmados três óbitos por Covid-19 nesta quarta-feira (07), em Garanhuns. O primeiro caso é de uma pessoa de 62 anos, e ocorreu no dia 01/04, em unidade da rede particular. O segundo óbito foi de uma pessoa de 63 anos, e ocorreu no dia 03/04, em unidade da rede pública. O último caso é de uma pessoa de 53 anos, e ocorreu em 04/04, em unidade da rede particular. Os três estavam sendo investigados pela Vigilância Epidemiológica.

CASOS CONFIRMADOS – Foram notificados 14 casos positivos da Covid-19.

RECUPERADOS Mais 41 pessoas estão recuperadas, após cumprir o período de isolamento, e não apresentar mais sintomas da doença.

ÓBITOS EM INVESTIGAÇÃO Outros 13 óbitos estão em investigação pela Vigilância Epidemiológica. Ao final do processo, os casos podem ser acrescentados ao boletim, se forem de pacientes que residiam em Garanhuns e confirmados para Covid-19; ou encaminhados para registro pelos seus municípios de origem, e/ou descartados.

VACINAÇÃO Até hoje, 14994 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 3104 pessoas foram vacinadas com a segunda dose contra a Covid-19. Além dos grupos que aguardam a segunda dose, a vacinação segue para idosos com 65 anos ou mais, povos tradicionais quilombolas e trabalhadores da saúde.

TOTAL DE CASOS, ÓBITOS E CURAS – Ao todo, já foram confirmados 8.059 casos da Covid-19 em Garanhuns. Deste total, 143 pessoas foram a óbito, 7.097 estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas; e 122 pessoas que foram confirmadas com a Covid-19 estão em monitoramento.

LEITOS Atualmente, o município dispõe de 40 leitos clínicos, sendo 22 destes na Unidade de Tratamento Covid-19 e outros 18 na Unidade Covid-19 Palmira Sales. A taxa de ocupação dos leitos clínicos de enfermaria municipais encontra-se em 42%. O percentual não inclui o número de pacientes graves, internados em leitos de UTI. A taxa de ocupação dos leitos de UTI da Unidade de Tratamento Covid-19 encontra-se em 40%.

Garanhuns - PE
Atualizado às 22h20 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 27°

20° Sensação
15.4 km/h Vento
95.7% Umidade do ar
60% (3mm) Chance de chuva
Amanhã (09/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 27°

Sol e Chuva
Segunda (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias