Domingo, 17 de Maio de 2026
15°C 26°C
Garanhuns, PE
Publicidade

AGED realiza coleta de grãos de soja para análise do herbicida glifosato

Mais de 15 mil hectares em seis propriedades na Serra do Penitente, município de Tasso Fragoso, no Sul do estado, foram fiscalizados durante ação r...

Central
Por: Central Fonte: Secom Maranhão
20/04/2023 às 12h40
AGED realiza coleta de grãos de soja para análise do herbicida glifosato
- Fiscal da AGED faz anotações das amostras coletadas (Foto: Divulgação)
20/04/2023

Fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) fiscalizaram mais de 15 mil hectares em seis propriedades na Serra do Penitente, município de Tasso Fragoso, no Sul do estado, durante ação realizada na quarta-feira (19). 

A AGED vem realizando o trabalho de coleta de amostras oficiais em todo o Maranhão nas regiões produtoras de grãos para envio a laboratório especializado para análise de resíduos do herbicida glifosato. 

Na regional da AGED de Balsas esse trabalho foi intensificado com o fim da colheita dos grãos. Na Serra do Penitente, os fiscais estaduais agropecuários da AGED, Eugênio Pires e Isadora Vieira percorreram as propriedades e coletaram amostras de grãos que serão encaminhadas ao laboratório para análise de resíduo do glifosato. 

Para o chefe da regional de Balsas, Eugênio Pires, é de fundamental importância que a AGED realize essas fiscalizações na cadeia produtiva, para uma produção agrícola sustentável, com produtos dentro dos padrões de qualidade e com utilização de agrotóxicos respeitando os limites impostos pela legislação vigente. 

Os produtos herbicidas à base de glifosato são bastante utilizados nas culturas de soja no Sul do Maranhão. No Brasil, desde 2008, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) vem reavaliando o uso da substância e em dezembro de 2020 decidiu manter o uso do herbicida com restrições. No Maranhão, por exemplo, a aplicação aérea do glifosato é proibida. 

Sobre o glifosato e demais agrotóxicos utilizados, aos Estados cabem a responsabilidade de fiscalizações desde o comércio até a destinação final das embalagens vazias de agrotóxicos.

Lenium - Criar site de notícias