Diante dos crescentes números da violência em Garanhuns e na região do Agreste Meridional o vereador Johny Albino, do PSB, reivindica por meio de requerimento a governadora Raquel Lyra e ao secretário de Defesa Social do Estado, Alessandro Carvalho de Mattos, que atentem com urgência para a necessidade de aumentar o efetivo do 9º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco, sediado em Garanhuns e, que atende a 21 cidades do Agreste Meridional.
Preocupado com o avanço da violência em Garanhuns, marcado por diversos casos de danos ao patrimônio como roubo, arrombamentos furtos e assaltos, além do tráfico de drogas e assassinatos no município, o vereador pede que seja disponibilizado mais policiais para o 9º BPM, tendo em vista a efetivação de novos soldados do último concurso público para a Polícia Militar de Pernambuco.
Atualmente o 9º BPM dispõe de um efetivo de 340 policiais, número insuficiente considerando a abrangência de cobertura do Batalhão Arruda Câmara e da população do Agreste Meridional.
De acordo com especialistas em segurança pública ouvidos por nossa reportagem, o 9° BPM tem um déficit de quase 300 polícias, ou seja, com o efetivo atual o Batalhão dispõe da metade do que seria ideal. Algumas cidades do Agreste não dispõem de efetivo policial fixo e nem mesmo de patrulhamento ostensivo.
A situação é preocupante, uma vez que é com essa lacuna no efetivo que o comando do 9° BPM dá conta da segurança ostensiva de Garanhuns e de mais 20 municípios de sua área sub-sediada no Agreste Meridional.
“É imperiosa e urgente a necessidade de aumento do efetivo de policiais do 9º BPM, uma vez que esse honroso batalhão realizam um trabalho de compromisso e de destaque na repressão da violência na região, porém esse trabalha fica comprometido com e déficit atual. Com o aumento do efetivo o 9º BPM poderá realizar de forma mais eficiente o seu trabalho de combate a criminalidade e garantir a segurança de toda a região”, destacou Johny Albino em sua justificativa no referido requerimento.