Anuncio 2 ALEPE
FIG / Funase

No FIG, secretários acompanham oficinas na Funase e propõem formação cultural contínua para socioeducandos

Ideia é potencializar resultados positivos das ações voltadas para esse público durante o festival. Jovens estão sendo contemplados por atividades de circo, danças de rua e rimas e métricas

25/07/2019 22h56
Por: Jonathas William J.W / Portal Garanhuns Notícias

A cultura será fortalecida como meio para a reinserção social de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em Pernambuco. Nesta quinta-feira (25), em visita às unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) em Garanhuns, no Agreste, os secretários de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, e de Cultura, Gilberto Freyre Neto, assumiram o compromisso de criar um programa que garanta formações na área cultural para os socioeducandos da instituição. A medida ocorre após o sucesso da realização de oficinas do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) dentro das instalações da Funase. Essas ações, que estão ocorrendo ao longo desta semana, terão culminância no sábado (27), no Parque Euclides Dourado.

A ideia é potencializar esses resultados, por meio de ações permanentes. A Funase, a Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) mantêm parceria há oito anos para a inclusão de socioeducandos na programação do FIG. Em 2019, 26 adolescentes em regime de internação no Case/Cenip Garanhuns estão participando da oficina de Danças de Rua, e outros 25 estão inseridos na de Rimas e Métricas. Na mesma unidade, ainda está ocorrendo uma oficina da Escola Pernambucana de Circo (EPC) para 15 socioeducandos em internação provisória. Já na Casa de Semiliberdade (Casem) Garanhuns, também há adolescentes inseridos nas oficinas de Rimas e Métricas e Danças de Rua.

As aulas, que começaram na última segunda-feira (22), terão culminância dentro das duas unidades nesta sexta (26). Já no sábado, socioeducandos acompanharão a apresentação de um videoclipe com rimas e métricas gravado durante as oficinas na Funase. O material será exposto ao público no Parque Euclides Dourado. “O acesso à cultura, durante o FIG, tem sido importante para esses jovens. É algo que mobiliza tanto a eles como aos profissionais que os atendem e que queremos que seja uma experiência continuada”, disse o secretário Sileno Guedes. “A ideia é que possamos fugir dos ciclos e ter formações mesmo em períodos fora dos festivais”, completou o coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando de Albuquerque.

Também nesta quinta, foi promovido o Dia do Chocolate Quente, ação que possibilitou a integração entre socioeducandos, agentes socioeducativos, integrantes das equipes técnicas e coordenadores. “Acreditamos na ressocialização do socioeducando. Os trabalhos que estão sendo realizados fortalecem o espírito de reinserção social e estão mobilizando praticamente todos os adolescentes e jovens que estão na nossa unidade”, afirmou a coordenadora técnica do Case/Cenip Garanhuns, Lúcia Seles.

Para a coordenadora geral da Casem Garanhuns, Luciana Virgínia, as atividades desempenhadas fomentam a criatividade dos socioeducandos e estão possibilitando, acima de tudo, inclusão, que é o objetivo do sistema socioeducativo. “Com a realização das oficinas, os jovens têm a oportunidade de participar efetivamente do festival de forma intensa e inclusiva. As ações culturais melhoram a autoestima de cada participante. Investir nisso, sem dúvida, é um caminho para o trabalho desenvolvido”, disse.

Além dos adolescentes da Funase em Garanhuns, jovens do Case/Cenip Arcoverde, no Sertão do Estado, também puderam participar, nesta semana, da programação do FIG. O grupo passou por polos como o Espaço Patrimônio e a Praça da Palavra, também teve contato com a oficina de Rimas e Métricas e visitou pontos turísticos da cidade que sedia o FIG.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Garanhuns - PE
Atualizado às 14h46
26°
Pancada de chuva Máxima: 27° - Mínima: 17°
27°

Sensação

25.3 km/h

Vento

53.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anuncio ao lado de mais lidas
Banner sessão 1 Tyoflan (esportes)
Municípios
GastroMED
Últimas notícias
Crianças
Mais lidas
Anúncio