Anuncio 2 ALEPE
Guarda compartilhada

Guarda compartilhada quando a mãe não trabalha

Confira na matéria

10/09/2019 18h53
Por: Jonathas William J.W / Portal Garanhuns Notícias

A guarda compartilhada é uma modalidade de guarda que é regra no Brasil desde 2014. Isso quer dizer que mesmo quando os pais não concordam acerca da guarda dos filhos, ou o divórcio é litigioso, ou há divergências na dissolução da união estável, o juiz, provavelmente, determinará que a guarda seja compartilhada.

Como essa modalidade de guarda diz respeito à divisão das responsabilidades, obrigações, como pagamento de pensão alimentícia, e direitos, como convivência com os filhos, situações como a mãe estar desempregada não afetam a possibilidade de compartilhamento da guarda.

Nesses casos, o que pode acontecer é o juiz entender que seria melhor para os filhos morarem com o pai, no entanto, esta não é uma regra.

Logo, se o juiz decidir que as crianças terão um crescimento mais saudável morando com mãe, ele pode determinar o pagamento de pensão alimentícia aos filhos, e até mesmo para a mãe, caso os pais já tenham sido casados ou vivido regime de união estável (é o que chamamos de pensão para ex-cônjuge ou ex-companheiro).

Apesar da necessidade do caso concreto ser avaliado para que qualquer decisão seja tomada, normalmente, a guarda compartilhada só é afastada quando um dos genitores perde o poder familiar ou não quer adotar este modelo de guarda, uma vez que o compartilhamento da guarda inibe casos de alienação parental e possibilita o melhor desenvolvimento das crianças.

VLV Advogados - Escritório de Advocacia Valença, Lopes e Vasconcelos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Garanhuns - PE
Atualizado às 21h29
20°
Poucas nuvens Máxima: 28° - Mínima: 16°
20°

Sensação

20.4 km/h

Vento

91.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anuncio ao lado de mais lidas
Banner sessão 1 Tyoflan (esportes)
Municípios
GastroMED
Últimas notícias
Crianças
Mais lidas
Anúncio