Terça, 19 de Outubro de 2021
24°

Poucas nuvens

Garanhuns - PE

Assistência Social Tocantins

Governo do Tocantins acompanhou mais de 8 mil famílias em 2021 por meio do Programa Criança Feliz

Programa assiste a primeira infância para promover mudanças sociais

16/09/2021 às 16h25
Por: Central Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Entrega de kits pela equipe estadual do Criança Feliz aos municípios - Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
Entrega de kits pela equipe estadual do Criança Feliz aos municípios - Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

A primeira infância, período compreendido entre zero e seis anos, é considerada a base sobre a qual toda a história do indivíduo será construída, portanto proporcionar amor, saúde, segurança e os estímulos certos nessa fase são fundamentais para uma vida equilibrada e produtiva em diversos aspectos.

Com esse objetivo, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e em parceria com o Ministério da Cidadania, desenvolve o Programa Criança Feliz em 59 municípios do Estado. Participam da ação as cidades que voluntariamente aderiram à proposta do Programa.

Somente em 2021, as equipes municipais do Programa Criança Feliz realizaram 157.942 visitas, acompanhando 8.254 famílias. De acordo com a coordenadora estadual do Programa no Tocantins, Katilvânia Guedes, as visitas domiciliares são a principal ação do Criança Feliz, pois, por meio delas os pais são orientados a como lidar com suas crianças fortalecendo seus laços e proporcionando o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo deste público.

O secretário da Setas, José Messias Araújo, lembra a importância do Programa para as famílias do Estado e todo o empenho do Governo do Tocantins para manter os atendimentos, mesmo com as restrições impostas pela pandemia da covid-19. “Mesmo com o isolamento social, fizemos questão de manter o Criança Feliz, por entender que ele faz a diferença na vida de seus beneficiários. A Setas continuou com as capacitações aos visitadores e orientamos os municípios a realizarem os atendimentos mesmo que de forma remota”, explica o gestor.

Em 2020 e 2021, o Governo do Tocantins, por meio da Setas, orientou as equipes dos municípios com webinários e acompanhou o processo de formação dos supervisores e visitadores, disponibilizado nas plataformas de ensino a distância do Ministério da Cidadania e da Aliança Brasileira pela Educação.

O Programa nos municípios

No município de Ponte Alta do Bom Jesus, distante 428 km de Palmas, a beneficiária do Programa Criança Feliz, Priscila Pereira de Souza, relata quais têm sido os ganhos da sua família com as ações. “Meus filhos têm se desenvolvido muito com as atividades e as brincadeiras que as visitadoras nos ensinaram. Acho interessante que as propostas sempre levam em conta materiais reciclados e de fácil acesso para nós. Além de ajudar no desenvolvimento das crianças, preservamos o meio ambiente”.

Em Ponte Alta do Bom Jesus, as visitas domiciliares continuam suspensas em virtude da pandemia, contudo as famílias são acompanhadas periodicamente por meio de vídeos, fotos e conversas por aplicativo.

A supervisora do Programa Criança Feliz em Arraias, distante 427 km de Palmas, Naiara César dos Santos, comenta os impactos sociais das ações na comunidade local. Nós percebemos que o Programa é um importante meio de romper com as vulnerabilidades sociais: “Atendendo as famílias, temos condições de auxiliá-las no fortalecimento de seus vínculos afetivos e proporcionar os estímulos certos às suas crianças, o que resultará em mudanças futuras quebrando ciclos de vulnerabilidade”.

Ações do Criança Feliz em 2021

Durante os meses de julho e agosto de 2021, a equipe Estadual do Programa Criança Feliz orientou e subsidiou os municípios com sugestões de atividades e ações referentes ao projetoAgosto, mês da primeira infânciade iniciativa do Ministério da Cidadania.

A equipe Estadual do Programa, também, está realizando a entrega de kits com materiais técnicos elaborados pela Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância (Snapi) e utensílios (bolsas, camisetas e garrafinhas) adquiridos pelo Governo do Tocantins que subsidiarão as equipes municipais com conteúdos referentes à gestão, ao atendimento às gestantes e às visitas domiciliares.

Governo do Tocantins acompanhou mais de 8 mil famílias em 2021 por meio do Programa Criança Feliz
Supervisora Maria Neta de Arraias recebe kit de trabalho - Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins acompanhou mais de 8 mil famílias em 2021 por meio do Programa Criança Feliz
Kit com material técnico que está sendo entregue para os municipios - Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins acompanhou mais de 8 mil famílias em 2021 por meio do Programa Criança Feliz
Beneficiária Priscila Pereira durante visita em Ponte Alta do Bom Jesus - Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
Garanhuns - PE Atualizado às 08h03 - Fonte: ClimaTempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 32°

Qua 32°C 19°C
Qui 32°C 19°C
Sex 32°C 20°C
Sáb 31°C 19°C
Dom 30°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias