Depois de mais uma pesquisa para intenções de votos voltada para a disputa da sucessão municipal em Garanhuns, divulgada nesta segunda-feira (26), os apoiadores do candidato Silvino Duarte (PTB) se assanharam de vez. Isso porque a pesquisa – a terceira divulgada por uma terceira empresa diferente – não só mostra o petebista na frente mais uma vez, mas também porque mostra que ele teria alargado a sua margem de votos.
Não perdendo tempo, correligionários de Silvino tomaram as redes sociais entrando num indisfarçável clima de “já ganhou”.
Claro que a oposição esperneou, tentando descredibilizar o Instituto Múltipla, que foi quem realizou esta última pesquisa e a registrou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), tendo o número PE-06103/2020.
Segundo o Instituto Múltipla, no cenário estimulado, Silvino Duarte (PTB) apresenta 42,6% dos votos válidos. Em segundo lugar, Zaqueu Lins (PP) tem 25,3%. Sivaldo Albino (PSB) vem em seguida com 23,3%. Delegado João Lins com 6,6%. Paulo Camelo (PCB) 1,7 e Ronaldo Todinho (PROS) com 0,7%. Nesse cenário, Valter Couto (Rede) não pontuou.
Quando posto o cenário espontâneo, ocasião em que o eleitor não é estimulado pela lista com os nomes dos candidatos, Silvino Duarte permanece na frente, tendo 27,5%. Sivaldo Albino aparece em segundo com 14,3%. Caindo para a terceira colocação, Zaqueu Lins aparece com 12,3%. Delegado João Lins tem 2,3% e Paulo Camelo, 1,3%.
O Múltipla apontou que outro candidato obteve 0,3%, enquanto que 6% dos entrevistados registraram que votarão em branco/nulo; 10,3% não opinou e 25,8% se consideram indecisos.
Texto: Wagner Marques
Mín. 17° Máx. 30°