Terça, 19 de Maio de 2026
15°C 25°C
Garanhuns, PE
Publicidade

GARANHUNS DE VOLTA A ALEPE: Depois de cinco anos sem representantes na Assembleia Legislativa do Estado, Garanhuns poderá voltar a ter um deputado estadual.

Com a confirmação da pré-candidatura do coronel Marcos Campos no início deste mês, Garanhuns volta a ter esperança de ser representada na Assembleia Legislativa do Estado.

Jonathas William J.W / Coluna Tabuleiro Político
Por: Jonathas William J.W / Coluna Tabuleiro Político
23/07/2017 às 20h22 Atualizada em 23/07/2017 às 21h01
GARANHUNS DE VOLTA A ALEPE: Depois de cinco anos sem representantes na Assembleia Legislativa do Estado, Garanhuns poderá voltar a ter um deputado estadual.
O primeiro final de semana do Festival de Inverno de Garanhuns também foi movimentado no cenário político local, com a confirmação da pré-candidatura do coronel Marcos Campos a deputado estadual. O coronel recebeu inúmeras manifestações de apoio por onde passou visitando os polos do FIG. Diversas autoridades da cidade e vários profissionais liberais e empresários manifestaram apoio à candidatura do Coronel Campos. 
O coronel Campos é natural da cidade de Bom Conselho, mais há um bom tempo  adotou Garanhuns como sua morada, bem articulado, presente no dia a dia da cidade, inteligente, conhecedor do direito, Campos é Bacharel em Direito e pós-graduado em Ciências Jurídicas e Gestão Governamental. Homem de boa reputação e de ilibado caráter possui um excelente currículo como gestor de segurança pública. Essas características fazem dele um bom nome para representar Garanhuns e o Agreste Meridional na Assembleia Legislativa do Estado. 
O coronel Campos é uma figura muito conhecida e querida na cidade de Garanhuns, tendo desenvolvido um reconhecido trabalho na área da segurança pública quando foi comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar. Figura carismática tem atraído muitos simpatizantes na cidade. Quando esteve no comando do 9º BPM, Campos desenvolveu um dos trabalhos mais excepcionais na história na segurança pública de Garanhuns e da região do agreste meridional, estando à frente de várias operações de combate a violência e enfrentamento da criminalidade, operações estas que fora responsáveis por desarticular várias quadrilhas que atuavam na região, e tirar perigosos elementos de circulação. Um das ações mais repercutidas em sua época de comandante do 9ª BPM foi o firme e corajoso enfrentamento de quadrilhas que atuava nos bairros da cidade, traficando drogas e tocando o terror nos bairros.
Antes de sua chegada a Garanhuns para comandar o Batalhão Duarte Coelho, existia uma lenda que a polícia não podia entrar nas periferias da cidade em determinados horários, a exemplo do que acontecia nos bairros da Liberdade, Manoel Xeú e Várzea, esse último ficava localizada a cadeia pública feminina da cidade, a época. 
Não é só em Garanhuns que o nome do nobre oficial da PMPE é bem visto, por onde passou Campos deixou sua marca de competência e trabalho, a exemplo da cidade de Caruaru, quando comandou o 4º Batalhão de Polícia Militar. Coronel Campos criou a patrulha comunitária rural para atuar na zona rural da cidade. Os policiais que integraram a nova unidade receberam treinamento especializado para lidar com as particularidades de cada local.
Na época, Campos desenvolveu um trabalho especifico para os policiais, que foram treinados para entender como deve funcionar a relação entre a comunidade e o policiamento. “Nós estamos doutrinando para que a patrulha rural comunitária possa estreitar os laços da polícia com a comunidade”. 
No sertão pernambucano Campos também deixou a sua marca de competência e compromisso com a sociedade. A frente do 8ª Batalhão de Polícia Militar da cidade sertaneja de Salgueiro, Campos  realizou inúmeros trabalhos de combater ao trafico de drogas na região e de desarticulação de quadrilhas especializadas em roubo de carros e cargas. 
Outro trabalho desenvolvido como muita competência pelo Coronel foi à implantação do  Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), um programa desenvolvido pela Policia Militar de Pernambuco na comunidade escolar, que visa desenvolver a cultura da Paz e prevenção do uso e abuso indevido de drogas entre crianças e adolescentes, através de um curso, desenvolvido em ambiente escolar, com a participação da família, professores e comunidade escolar.
Em sua última eleição quando obteve mais de 15 mil votos, Campos foi um dos candidatos a Câmara Federal mais bem votado em Garanhuns, e conseguiu ser o majoritário na cidade de Bom Conselho com quase 5 mil votos.
Com o declarado apoio do senador Armando Monteiro Neto (PTB), o qual se encontrou no inicio do mês julho, na capital pernambucana, o coronel se mostrou entusiasmado nesse novo projeto político. 
O senador Armando Monteiro Neto, que será candidato ao governo do estado no ano que vem, afirmou que não abre mão de ter o coronel Marcos Campos como candidato em seu palanque, e que dará total apoio em sua luta por uma vaga na Casa Joaquim Nabuco, e que a eleição do coronel Campos será de suma importância para a elaboração de projetos e articulação de políticas públicas na área de segurança pública para o estado de Pernambuco. 
Uma das propostas defendidas pelo coronel Campos é o que ele chama de "Choque de Gestão" na segurança pública do estado, com a valorização dos profissionais da segurança pública tendo como ponto de partida o reajuste salarial de todos os agentes de segurança pública. Outro ponto importante dentro do "Choque de Gestão" defendido por Campos é a modernização e informatização dos batalhões, companhias e delegacias do estado, e a renovação da frota de viaturas para o melhor desempenho das atividades polícias no enfretamento a criminalidade, dentro da proposta de "Choque de Gestão" na segurança pública, está também o aumento significativo do efetivo das Polícias Civil e Militar, e Corpo de Bombeiros do estado.   
Caso o coronel Campos saia vitorioso no pleito que se aproxima, Garanhuns voltará a ter um deputado estadual depois de cinco anos sem representação no Legislativo Estadual. Campos foi candidato a deputado federal na eleição em 2014, na ocasião ele obteve quase 15 mil votos, agora vai pleitear uma vaga da Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Lenium - Criar site de notícias